5 Dicas para aumentar o CTR
Neste artigo vou dar-te as as minhas melhores dicas para fazeres com que a tua CTR seja mais satisfatória! 😁
Recentemente, escrevi um outro artigo aqui no blog onde te explico exatamente o que é a CTR e por que razão é tão importante no Marketing Digital!
Se ainda não o leste, aconselho vivamente que o leias, pois serve de base para este! Não podes melhorar algo que não sabes em quê que consiste, não é verdade?
Muito bem, então vamos lá! 🤩
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Dica #1: Coloca a tua keyword no título da tua página ou do teu anúncio
É extremamente importante que a tua keyword (palavra-chave) ou keyphrase (expressão-chave) esteja presente de forma natural no título da tua página – tanto no texto como no seu título!
De outro modo, a página web não será associada ao tópico para o qual pretendes aparecer, dado que não é vista como relevante pelo Google.
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Dica #2: Escreve títulos apelativos!
Com os milhões de páginas disponíveis para os milhões de temas existentes,, é importante que escrevas títulos cativantes para as tuas webpages! Títulos pouco criativos e que não fogem, de todo, ao “normal”, não vão chamar a atenção dos utilizadores!
Mas ATENÇÃO! Também não deves escrever um título que fuja ao tema da página em questão! Tem de ser um título apelativo e coerente com o conteúdo da página!
Ao teres títulos em que os utilizadores clicam muito, a Google irá concluir que a tua página (e, por consequência, o teu conteúdo) é de qualidade, o que lhe vai dar um posicionamento superior nas páginas de resultados de pesquisa dos motores de busca!
Segundo o que tenho vindo a experienciar, ao longo dos anos, há determinados padrões nos resultados em CTR de certas ações sobre os títulos das nossas páginas web, e alguns deles são:
- – Palavras como “fácil”, “dica”, “truque”, “segredo”, “mágico”, bem como referências ao leitor (como “precisas”, “tu”, “teu”, etc.) são de evitar, nos títulos. Também palavras como “sempre”, “melhor” e “grátis” tendem a fazer decrescer a CTR!
- – Usar parêntesis (retos e curvos), para esclarecer o utilizador acerca do tipo de conteúdo que encontrará na tua landing page (ou página de destino, em português) aumenta, na maioria dos casos, a CTR! Podes recorrer a esta tática para clarificar quando se trata de um [VÍDEO], [Entrevista], (Case Study), entre outras opções!
NOTA: Há um estudo do Hubspot, inclusive, em conjunto com o Outbrain, que demonstra que esta tática aumenta, em média, a click-through rate de uma página em 38%!!!
- – Títulos de comprimento médio, entre 81 e 100 caracteres, tendem a gerar mais interações com os utilizadores.
- – O sentimento de urgência é um conceito-chave, em Marketing. Contudo, usá-lo nos títulos, através de palavras como “agora” e “já”, também costuma reduzir a sua taxa de cliques
- – Evita usar títulos a que se possa responder com a palavra “não”, logo à partida!
Por exemplo: «Podemos ter relacionamentos perfeitos?» poderá ser substituído por «7 passos para um relacionamento saudável (e como aplicá-los hoje)»! 😉
- – Usa números não-redondos (por exemplo: 9, 11…): tendem a intrigar o utilizador, que se sente mais tentado a clicar do que quando os números são mais “usuais”!
- – Privilegia a rapidez! A CTR tende a ser mais elevada quando os títulos sugerem soluções rápidas a um potencial problema que os utilizadores possam ter!
- – Usa o fator expertise! As pessoas são seduzidas a clicar num título que lhes prometa elevá-las a um nível superior nalguma competência! 😉 Para isso, podes recorrer a palavras como “expert, “especialista”, “topo”, etc.!
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Dica #3: Negativa com inteligência
No artigo sobre o Índice de Qualidade, toquei levemente neste tópico. A negativação é uma ótima maneira de aumentares a tua taxa de cliques, se falarmos em anúncios de Google Ads, visto que o teu anúncio vai deixar de aparecer para as palavras-chave que não achares serem relevantes ou que possam estar a prejudicar o seu sucesso.
Ao procederes à negativação, estarás a direcionar o teu anúncio a quem realmente queres (aos utilizadores que poderão, mais provavelmente, converter) – e a pagar apenas por eles 😉 !
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Dica #4: Aposta nas CTA (Call-to-action)
Não esperes que eles adivinhem, porque não vai acontecer! Se pretendes que os utilizadores ajam de uma determinada maneira, esclarece isso através de call-to-actions claras e associadas a landing pages que lhes permitam agir desse modo!
Lembra-te que as landing pages devem ser, sim, bonitas e apelativas, mas antes de tudo isso, devem ser, em primeiro lugar, CLARAS e FUNCIONAIS! Se tiveres demasiados elementos “à mistura”, vais baralhar o leitor!
Portanto, não tenhas medo de ir direto à questão e incentivares os utilizadores com frases como: “Inscreve-te”, “Partilha”, etc.
(Aqui está um conselho não só para o Marketing Digital mas, também, para todas as restantes dimensões da vida:
Se esperas algo de alguém, di-lo a essa pessoa – não partas do princípio de que é seu dever entendê-lo 😉)
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Dica #5: Adapta a URL da tua página (torna-a bonita e coerente)
Geralmente, os utilizadores atentam na URL das páginas web a fim de validarem se estão a ser direcionadas para uma webpage que esteja relacionada com os seus termos de pesquisa. ✔️
Logo, importa que a URL não tenha um aspeto bizarro, para que os utilizadores confiem na tua página e não a abandonem! ❌
Um bom truque é organizares as tuas URL começando pelo website e associando cada página à keyword respetiva!
Faz sentido, ou não? 😜
A verdade é que tens mesmo todo um mundo de possibilidades à tua disposição, para testares diversas formas de aumento da tua click-through rate e veres, a partir da tua própria experiência, o que resulta melhor para ti! 🙂
Contudo, peço-te que tenhas presentes as seguintes ideias:
- – O Marketing Digital não é uma ciência exata, pelo que os resultados que podes vir a obter com as práticas que desaconselhei podem, inclusive, revelar-se os mais frutíferos para ti e vice-versa!
Estas são apenas conclusões a que cheguei, por tentativa e erro, ao longo de muitos anos a trabalhar nesta área. Em Marketing Digital, o importante é mesmo testar, errar e testar novamente: o que não funcionou ontem pode ou não funcionar amanhã! 😉
- – O clique inicial é o que inicia tudo, já que demonstra um interesse inicial que é despertado no utilizador. Porém, isso não te garante conversões, pelo que deves investir o teu tempo e trabalho na criação de landing pages que o retenham ou o levem a converter da forma que pretendes!
- – Para uma análise eficaz e adequada, precisarás sempre de ter em conta várias métricas. Optar por uma visão mais completa, ao invés de te focares em exclusivo numa métrica (neste caso, na CTR), será sempre uma melhor opção! 🙂
- – Lembra-te que podes, também, avaliar o CTR dos links externos que remetem para as tuas páginas (noutros blogues, websites, etc.)!
Deves ter essa diferença em atenção quando analisares as diferentes CTR, pois os resultados terão significados diferentes dependendo da situação em questão!
Vês como foi rápido? 😮
A click-through rate deixou de ser um bicho de sete cabeças!
Hoje, abordámos o tópico mais importante no que diz respeito à CTR: Como aumentar a CTR? 😜
Espero muito ter-te ajudado a compreender este conceito essencial do Marketing Digital, e que tenhas ficado curioso em relação a tudo o resto que ainda há para descobrir! Ainda assim, é muito provável que, com tanta informação, te tenham surgido questões! Nesse caso, não hesites em colocar-mas, nos comentários! Tenho todo o gosto em ajudar!
(Conheces alguém que possa achar este conteúdo útil? Se sim, não te esqueças, também, de partilhar com eles este artigo!) 😜
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Estou à tua espera, sempre à tua disposição para tornar a tua experiência no Marketing Digital o mais incrível possível!
Se tiveres dicas adicionais que funcionem bem para ti, por favor coloca igualmente nos comentários abaixo!
Até à próxima! 😃
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