Remarketing Dinâmico com Google AdWords

No artigo 6 Dicas Para Melhorar os Resultados de Remarketing falámos sobre o que é o Remarketing e como potenciar este tipo de campanhas. Apenas para relembrar, Remarketing consiste na capacidade de mostrar anúncios personalizados a pessoas que visitaram o vosso website ou usaram a vossa aplicação.

Recentemente, o Google AdWords lançou uma nova funcionalidade, elevando o Remarketing a outro nível através das campanhas de Remarketing Dinâmico.

As campanhas de Remarketing Dinâmico permitem mostrar automaticamente, a pessoas que visitaram o vosso website ou usaram a vossa aplicação, anúncios específicos sobre os produtos ou serviços que elas visitaram. É então possível criar anúncios que incluam texto, imagem e preço de acordo com o comportamento que cada visitante teve, adaptando a mensagem à vossa audiência.

A funcionalidade de Remarketing Dinâmico é assim essencial para qualquer website ecommerce, pois representa uma automatização das campanhas tradicionais de Remarketing, facilitando a gestão diária do anunciante.

Existem três passos que terão de executar antes de criar uma campanha de Remarketing Dinâmico, com o objetivo de criar feed, tag e listas de Remarketing:

  • Nesta página, a equipa de suporte do Google AdWords fornece um ficheiro que deve ser preenchido com informação relativa ao vosso negócio em específico. Depois de o guardarem em formato csv, tsv, xls ou xlsx, devem ir a Dados da Empresa, dentro da Biblioteca Partilhada, e clicar em +Dados. De seguida, selecionem a opção Feed de Anúncios de Visualização Dinâmicos e escolham o vosso tipo de negócio. Por fim, procurem o ficheiro que criaram e procedam ao seu carregamento.
  • Criem uma Tag de Remarketing e coloquem-na no vosso website de acordo com as instruções dadas pelo Google AdWords. Para isto, devem ir a Públicos-Alvo, dentro da Biblioteca Partilhada, e clicar em Detalhes de Etiqueta. Na divisória relativa a Configuração, cliquem em Ver Etiqueta do AdWords para Websites e copiem a vossa Tag de Remarketing para todas as páginas do vosso website, imediatamente antes da etiqueta </body>.
  • Dentro da Biblioteca Partilhada, nos Públicos-Alvo, podem ver as listas de Remarketing criadas automaticamente pelo Google AdWords, tais como pessoas que viram certas páginas de produto, que começaram o processo de reserva mas não o completaram ou que já fizeram uma compra no vosso website. Caso queiram adicionar outras listas, cliquem em +Lista de Remarketing e escolham a opção pretendida.

Como Fazer Remarketing Dinâmico Com Google AdWords
Depois destes três passos, é então altura de criar uma campanha Apenas na Rede de Display, selecionando a opção Comprar no seu Website como Objetivo de Marketing. No campo Definições de Anúncios Dinâmicos, dentro da divisão Mostrar Definições Adicionais, devem colocar um pisco em Utilizar Anúncios Dinâmicos. De seguida, escolham o Tipo de Negócio que mais se adequa ao vosso caso e selecionem o feed que criaram para este propósito.

Seguidamente, devem indicar as listas de Remarketing que pretendem associar a cada grupo de anúncio. Aconselho-vos a aumentar os vossos leilões para as listas que representam o final do funil de compra, como por exemplo as pessoas que viram certos produtos ou as que abandonaram o processo de compra.

Por fim, chegou o momento de criar os anúncios de Remarketing Dinâmico. Cliquem em +Anúncio, Galeria de Anúncios, Anúncio Dinâmico, Anúncio Adaptável Dinâmico (Beta). Carreguem o vosso logotipo e uma imagem de marketing. Escrevam o título (máximo 25 caracteres), descrição (máximo 70 caracteres), botão (máximo 25 caracteres), URL de visualização e URL final. Existem vários tamanhos e estilos de entre os quais podem optar. A plataforma dá, no entanto, a opção de otimizar os anúncios por vocês (Permitir que o AdWords Escolha Automaticamente os Estilos), prevendo e apresentando os estilos que mais se adequam aos utilizadores impactados e aos posicionamentos dos anúncios.

Vão experimentar as campanhas de Remarketing Dinâmico? Partilhem connosco quais os resultados que obtiveram!

Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

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