Como ficar em primeiro lugar no Google ?
Como aparecer em primeiro lugar no Google?
Partilhas conteúdo de qualidade e com elevada cadência, mas não consegues fazer com que as páginas do teu website apareçam nos primeiros resultados do Google? 😰
Aparecer em primeiro na lista de resultados do Google é a ambição de todas as pessoas que gerem um website. O ranking continua a ser um fator essencial para que as páginas de um website sejam bem-sucedidas e sabemos que um bom posicionamento contribui para um maior retorno do investimento, maior reconhecimento da marca e para atingir resultados mais duradouros.
Neste artigo, vou dar-te algumas dicas sobre como podes otimizar as páginas do teu website para que apareçam nos primeiros lugares dos resultados do Google! 🥇 Pronto?
Eis os tópicos que irei abordar:
- 1. O que é SEO?
- 2. Quais os fatores que determinam o ranking de uma página?
- 3. Dicas de SEO on-page para aparecer em primeiro lugar no Google
- 4. Dicas de SEO off-page para aparecer em primeiro lugar no Google
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1. O que é SEO?
Muito resumidamente, SEO significa Search Engine Optimization, isto é, otimização para os motores de pesquisa, e é o que te vai permitir atingir as primeiras posições nos resultados do Google. Se ainda não estás totalmente familiarizado com o termo, não te preocupes, tenho um artigo bastante completo sobre SEO aqui no blog onde te explico tudo!
Já leste o artigo? Excelente, agora já entendeste o que é SEO, podemos avançar! ✔️ Vamos?
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2. Quais os fatores que determinam o ranking de uma página?
O ranking de uma página depende de uma quantidade quase infinita de fatores. Os motores de pesquisa têm em conta mais de duas centenas de parâmetros para analisar e posicionar uma página. Todos eles se relacionam essencialmente com a experiência do utilizador, a relevância do conteúdo (para cada pesquisa) e a autoridade (do domínio e das suas páginas).
A relevância é um dos fatores de posicionamento mais importantes.
O Google percebe até que ponto o conteúdo de uma página é relevante para uma pesquisa em específico. Para além do próprio texto das páginas, examina também a sua estrutura, o formato da página (por exemplo, a utilização do negrito nas fontes), as palavras-chave presentes nos URL’s, no título e no corpo do texto, entre outros fatores.
A autoridade de um website está relacionada com o tipo e com a qualidade dos links que apontam para o mesmo. Contudo, um enorme número de links não significa necessariamente um ranking elevado. Os motores de pesquisa verificam também a autoridade desses websites e a sua relevância.
Assim, o teu website deve ter autoridade (ou seja, ter um perfil de links de qualidade que apontem para o mesmo), deve proporcionar uma boa experiência ao utilizador e as suas páginas devem ser relevantes face às suas pesquisas. Mas como fazê-lo?
Primeiramente, falaremos da otimização on-page, isto é, da otimização das páginas do teu website!
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3. Dicas de SEO On-Page para aparecer em primeiro lugar no Google
O que é Seo On-Page?
O Seo On-Page é, basicamente, tudo aquilo que interfere com a estrutura interna das páginas do teu website. Neste parâmetro, é importante atentar na estrutura da informação do website, no tempo de carregamento, na qualidade do conteúdo e, claro, na qualidade geral das páginas.
“CONTENT IS KING” 👑
Sem conteúdo de qualidade, dificilmente as tuas páginas vão atingir um bom posicionamento para as palavras-chave que pretendes e captar tráfego qualificado. Pensa em questões possíveis sobre os produtos ou serviços da tua marca e tenta responder às mesmas da forma mais completa e, simultaneamente, sucinta possível.
Os algoritmos do Google executam análises de texto para detectar possível spam, portanto, o efeito de keyword stuffing deve ser evitado ao máximo! ❌ O Keyword Stuffing é uma técnica que consiste em colocar um número exagerado de palavras-chave numa página web, com o objetivo de manipular o seu posicionamento nos resultados de pesquisa.
Ao criares conteúdos únicos, exclusivos e extremamente relevantes, verás que as páginas do teu website irão alcançar um melhor posicionamento!
⚠️ ATENÇÃO: Não há nada pior do que um utilizador chegar a uma página e deparar-se com texto interminável, que não dá uma resposta rápida às suas necessidades. Escreve de forma simples, clara e direta. Opta por utilizar imagens para ir dividindo o texto. As imagens melhoram, substancialmente, a experiência do utilizador e auxiliam também os próprios motores de pesquisa (desde que, devidamente, legendadas, no nome do ficheiro e no ALT).
Quanto às palavras-chave, opta por long-tail keywords!
Apesar de parecer bastante lógico escolher keywords mais amplas para alcançar mais tráfego, as long-tail keywords serão as que darão mais relevância às tuas páginas, por serem mais específicas e de maior dimensão. O tráfego que consegues através de uma palavra-chave ampla e altamente competitiva é, provavelmente, de menor qualidade e não vai produzir tantas conversões. 😟
Há muito mais pesquisas específicas do que genéricas. É através de long-tail keywords que geras tráfego orgânico de qualidade para o teu website.
Dentro das tuas páginas deves ainda considerar: colocar headings, ou seja, os cabeçalhos <h1>, <h2>, <h3>; ter um perfil de links internos, que direccionem para outras páginas do Website; adicionar title tags e meta descriptions, (que são os títulos e descrições das páginas, que aparecerão nos resultados de pesquisa); e ter, também, em atenção o código HTML e a estrutura de URL’s!
Por fim, não te esqueças da velocidade de carregamento e da otimização mobile.
O Google procura dar os melhores resultados aos utilizadores, da forma mais rápida possível, por isso, irá valorizar páginas que funcionem super bem e rápido. 😀 Assim sendo, evita ficheiros de imagens demasiado grandes, pois irão prejudicar o tempo de carregamento das páginas.
Outra questão que deves garantir no teu website, é a otimização para dispositivos móveis. 📱 Nos dias de hoje, se as tuas páginas não estão adaptadas aos dispositivos móveis, estarás a dar uma experiência pobre a, pelo menos, 50% dos utilizadores.
Agora que já abordámos várias dicas de SEO On-Page, para poderes melhorar o posicionamento das tuas páginas nos resultados do Google, passemos à vertente de Off-page.
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4. Dicas de SEO Off-page para aparecer em primeiro lugar no Google
O SEO Off-page corresponde ao conjunto de técnicas que podes realizar, fora do teu websIte, e que vão ajudar a melhorar o posicionamento das tuas páginas nos motores de pesquisa. A nível externo, um dos fatores essenciais é, sem dúvida, os backlinks. É fundamental, construir um perfil de backlinks vasto e, sobretudo, de qualidade!
Os backlinks são, simplesmente, os links dispostos em websites externos, que direccionam para uma das páginas do teu website. Algumas técnicas para potenciares a tua estratégia de link building (ou construção de links) são as seguintes:
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- – Utilizar as redes sociais para difundir conteúdo – As redes sociais ocupam um espaço preponderante na web. Redes como Facebook, Twitter, Snapchat, Tumblr, Instagram, Pinterest, e também as mais profissionais, como LinkedIn, têm um papel importantíssimo no que diz respeito a distribuição de tráfego e links para as páginas do teu website. Certifica-te que o teu conteúdo é adequado para ser partilhado nestas redes.
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- – Usar o e-mail para distribuir conteúdo 📧 – Atualmente, quase todas as empresas recorrem ao e-mail marketing para divulgar conteúdos e gerar mais conversões.
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- – Guest Articles – Os guest articles são artigos escritos por “convidados” e são uma excelente forma de acrescentar valor à tua marca e obter backlinks de alta qualidade. Desta forma, além de gerares mais backlinks para o teu website, reforças o teu estatuto como expert na tua área!
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- – Blogging – Os blogs evoluíram significativamente nos últimos 10 anos. Agora, são as próprias empresas que gerem os seus blogs, criam conteúdos e são responsáveis pela sua publicação. Escrever em blogs e fóruns contribui para aumentar o tráfego do teu website e, por sua vez, promove que outros utilizadores também referenciem o seu conteúdo.
Resta-me apontar que não existe uma fórmula mágica em SEO.
Não há um atalho para alcançar o primeiro lugar no Google.
Tal como tudo na web, é mutável e tem de ser pensado a longo-prazo. Só dessa forma conseguirás obter resultados duradouros. A otimização para os motores de pesquisa (SEO) é um processo consistente e demorado, que implica um trabalho, individual, em cada uma das páginas do teu website. 🔄 Os resultados, provavelmente, não serão imediatos, mas não desmoralizes!
Os motores de pesquisa estão constantemente a ser atualizados e a alterar os seus critérios para as classificações das páginas. Por isso, deves procurar estar atento às tendências de pesquisa dos utilizadores e perceber o que funciona melhor para o teu website, para que as suas páginas sejam relevantes e mantenham um bom posicionamento. 🙌 SEO é, também, uma fonte de aprendizagem contínua!
Lembra-te que, em primeiro lugar, deves sempre otimizar para as pessoas! Mesmo que, um dia, alcances o primeiro lugar dos resultados de pesquisa, se o teu conteúdo não for de qualidade e não der resposta às necessidades dos utilizadores, então não ficarás no topo durante muito tempo.
Os utilizadores (e, consequentemente, o Google) privilegiam conteúdo exclusivo, de qualidade, e websites que funcionam bem em qualquer dispositivo. Por último, deixo um alerta sobre as técnicas de manipulação (também designadas de “black hat“) e outras semelhantes: o Google identifica-as rapidamente e o teu website pode ser penalizado! ❌
Prestas atenção a todos estes parâmetros?
Espero que este artigo tenha ajudado! 🙌 Até à próxima! 😉
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Ótimas dicas, seu post agregou muito valor e exclareceu algumas dúvidas que eu tinha, obrigado por compatilhar. Abraço e Sucesso!
Olá, Leandro! Muito obrigado pelo teu comentário e feedback. Fico muito feliz por ler isso. Convido-te a seguir-me nas minhas redes sociais para teres acesso a mais conteúdo diariamente e seres avisado sempre que sai um novo artigo aqui no blogue! Abraço e sucesso para ti também!