PLR Marketing

O mercado de infoprodutos está em crescimento, sendo uma área que atrai cada vez mais produtores de conteúdo e afiliados.

Antes que digas que não tens tempo para te dedicar a isso, deixa-me parar-te já:

Felizmente, nem todos precisam de começar do zero para entrar neste mercado, pois o PLR Marketing pode facilitar esse processo!

O PLR Marketing proporciona uma oportunidade de lançar infoprodutos na internet sem a necessidade de despender imenso tempo para os produzir do zero. Ao invés disso, permite utilizar um conteúdo já existente, com todos os direitos de uso e revenda.

Neste artigo vou explicar-te em que consiste o PLR Marketing e como podes usar essa estratégia para ganhares dinheiro no mercado de afiliados.

  • O que é PLR Marketing?
  • Como Funciona o PLR Marketing no Marketing Digital?
  • Quais as vantagens do PLR no Marketing Digital?
  • Quais as desvantagens do PLR Marketing como negócio?
  • Como usar o PLR Marketing para ganhar dinheiro na internet?
  • Como criar um produto PLR e começar a ganhar dinheiro na internet?
  • Conclusão

 

O que é PLR Marketing?

PLR é a sigla para Private Label Rights (Direitos de Marca Própria) e refere-se à comercialização de produtos com licença de propriedade intelectual cedida pelo autor, normalmente, através de uma venda.

Dessa forma, é possível adquirir, modificar e vender o produto como sendo da autoria do comprador, sem taxas extra.

Esta prática popularizou-se nos últimos anos no marketing digital, que utiliza o PLR para vender infoprodutos que podem ser personalizados e revendidos pelos seus compradores da forma que desejarem.

Por outras palavras, o proprietário de um produto disponibilizado online venderá uma parte dos direitos desse produto a terceiros, por um preço, permitindo que os compradores rotulem o produto como sendo seu e o comercializem em nome da sua marca.

Resumindo, quando tu compras um produto digital com PLR, significa que tens o direito de uso, de modificação e de revenda sobre esse produto.

Ou seja, se quiseres ser um infoprodutor, mas de momento não tens tempo para produzir um produto digital do zero, basta comprares um infoproduto com PLR.

Assim, tens o direito de adaptá-lo de acordo com a tua marca e o teu público e revendê-lo.

O PLR permite a qualquer pessoa comprar materiais criados por terceiros para usar como quiser, inclusive vender esses materiais como se fossem da sua autoria. 

Por isso, pode ser uma grande ferramenta para empreendedores no campo do marketing digital, oferecendo-lhes maior flexibilidade e capacidade para gerar receita rápida, aproveitando o uso de conteúdos que já existem.

Os PLRs podem ser produtos físicos ou digitais, embora o conceito seja mais usado atualmente em relação a infoprodutos no marketing de afiliados.

Os conteúdos PLR mais habituais são:

  • Ebooks;
  • Cursos online;
  • Vídeos;
  • Audiobooks;
  • Artigos;
  • Landing pages;
  • Infográficos;
  • Banners;
  • Emails;
  • Podcasts;
  • Aplicações móveis

Como Funciona o PLR Marketing no Marketing Digital?

Para entender como funciona a compra e a venda de PLR, é importante perceber como funciona o mercado de infoprodutos na internet.

Os infoprodutos estão relacionados ao marketing de afiliados, embora não seja a sua única forma de comercialização e distribuição. São produtos que só existem digitalmente, como ebooks, cursos online, entre outros.

Este tipo de conteúdos é produzido pelos chamados produtores de conteúdo ou infoprodutores, que vendem o seu conhecimento em determinada área de atuação.

Os infoprodutos contemplam os mais diversos nichos, como alimentação saudável, inteligência emocional, música, contabilidade, marketing digital e por aí adiante.

O infoprodutor insere os seus produtos em sites de afiliados, como Hotmart, Monetizze, Amazon, etc., com os seus valores de venda e comissão definidos, os afiliados interessados em divulgar esses infoprodutos afiliam-se a eles e quando alguém clicar ou comprar o produto a partir dos seus links de divulgação, recebem uma comissão do infoprodutor.

Vejamos as principais vantagens do PLR Marketing.

Quais as vantagens do PLR no Marketing Digital?

O PLR no marketing digital é uma solução para pessoas que querem agilizar e escalar a produção de conteúdo, especialmente quando estão a entrar no mercado, de modo a conseguirem rentabilidade de forma mais rápida e prática.

Eis as principais vantagens do PLR no Marketing Digital de seguida.

  • Ajuda quem está a começar no Marketing Digital

Muitas pessoas desejam entrar no mercado do marketing de afiliados, porém, nem todas têm a expertise necessária no que diz respeito à produção de conteúdo para partilharem o seu conhecimento com o público.

Ter conhecimento e experiência numa determinada área não significa ter conhecimento sobre como organizar os assuntos num produto digital de qualidade.

E aí, o PLR pode ajudar. Basta comprar um ebook com Direitos de Marca Própria sobre o assunto que pretendes abordar e editar os conteúdos conforme os teus conhecimentos técnicos e a tua visão.

Assim, o PLR Marketing é uma forma de impulsionar a entrada no mercado de infoprodutos, sem precisar de começar do zero.

  • Escalabilidade na produção de conteúdos

A produção de conteúdo exige tempo, dedicação e skills específicas. No caso de infoprodutos em texto, é preciso possuir algumas skills de escrita, organização da informação e capacidade de síntese.

Para produzir um vídeo, é preciso planear o que se vai dizer, preparar o cenário para a gravação, editar o vídeo, etc.

Tudo isso exige tempo.

Então, o PLR Marketing aumenta a agilidade e a escalabilidade da produção de conteúdo.

Podes partir de um conteúdo já produzido e apenas adaptá-lo de acordo com a tua marca. Assim, é possível lançar muito mais conteúdos em menos tempo.

  • Redução de custos

Assim como os PLRs diminuem o tempo de produção do conteúdo, também reduzem os custos.

Voltando ao exemplo do vídeo, nesse caso, seria necessário investir numa boa câmera, iluminação, cenário, ferramentas de edição, entre outros custos. Por outro lado, um PLR já vem pronto, dispensando esses custos.

Nesse sentido, o PLR Marketing é ideal para quem está a começar e ainda não tem como investir na produção dos seus conteúdos ou para quem deseja escalar a sua produção, mas não quer assumir tantos custos.

  • Obtenção de resultados mais rapidamente

Se as estratégias para a divulgação da PLR pelo infoprodutor forem eficientes, as vendas do conteúdo serão mais rápidas e menos custosas.

Uma vez que passamos à frente a parte do investimento em material e na produção do próprio conteúdo, podemos começar desde logo a investir na divulgação.

Quais as desvantagens do PLR Marketing como negócio?

Apesar de facilitar a vida a quem quer começar no marketing digital como infoprodutor, o PLR Marketing também traz algumas desvantagens.

Vejamos quais são e os fatores a ter em atenção aquando da entrada neste tipo de negócio.

  • Conteúdos de baixa qualidade

Como os materiais PLR são criados para que vários infoprodutores possam usá-los, pode dar-se o caso de serem demasiado genéricos, revelando uma baixa qualidade.

Se tiveres o azar de comprar um que se integra nesse grupo, vais acabar por oferecer conteúdo ao teu público que não lhe agrega valor ou vais levar muito tempo para o adaptar de modo a torná-lo relevante.

Assim, pode valer mais a pena criar um conteúdo do zero.

  • Conteúdos muito semelhantes 

Outra desvantagem do PLR Marketing é que o infoproduto PLR que compraste pode ser muito semelhante a outros, uma vez que qualquer pessoa pode comprar os mesmos PLRs e adaptar à sua maneira.

Há inclusive pessoas que fazem alterações mínimas ao produto, o que pode originar conteúdos duplicados na internet, que geram uma experiência negativa para os utilizadores e ainda podem dar aso a penalizações por parte do Google.

Por isso, para minimizar os efeitos desta desvantagem do PLR Marketing, é importante personalizar o conteúdo de acordo com a tua própria linguagem, expertise e com a identidade visual da tua marca.

  • Custo

Alguns sites comercializam PLRs com valores altos, no entanto, esses produtos de Private Label Rights mais caros tendem também a ser mais valiosos.

Portanto, pode valer a pena investir um pouco mais para encontrar PLRs de melhor qualidade.

Ainda assim, nesse caso, pode ser mais interessante criar um conteúdo original do zero.

Como usar o PLR Marketing para ganhar dinheiro na internet?

Existem duas formas de utilizar o PLR Marketing para ganhar dinheiro através da internet:

  • Comprar PLRs e vender no mercado de afiliados;
  • Produzir PLRs e vendê-los a outros infoprodutores para utilizarem como quiserem.

Numa estratégia de marketing digital, podes utilizá-los como infoprodutos para venda, mas também aproveitá-los ao longo do funil de vendas, como incentivos gratuitos para que as pessoas se inscrevam na tua lista de email, por exemplo.

Se tens um conhecimento aprofundado sobre determinado assunto, mesmo que não tenha nada que ver com marketing digital, podes criar infoprodutos sobre esse assunto, com conteúdo que possa ser útil para as pessoas.

Depois, podes vendê-los a infoprodutores ou empreendedores com negócios, que os os queiram utilizar para oferecer ao longo do funil de vendas do seu negócio ou revendê-lo.

Se, por outro lado, tens um negócio e não tens tempo para criar materiais, mas ainda assim queres ter incentivos gratuitos para atrair mais clientes, podes recorrer a conteúdos com PLR para capturar mais leads.

Então, bora começar nesta aventura do PLR Marketing?

Como criar um produto PLR e começar a ganhar dinheiro na internet?

O primeiro passo para criar um produto PLR passa por pesquisar um vendedor de produtos com Direitos de Marca Própria.

Existem vários sites na internet que comercializam PLRs para os mais diversos nichos, bastando pesquisar no Google para os encontrar.

Esses sites trabalham geralmente com planos mensais ou anuais para membros. Porém, qualquer pessoa ou empresa pode fazer a sua oferta para comprar um produto com PLR.

Para escolher o PLR mais indicado, é importante atentares nos seguintes pontos:

  • Escolhe um PLR do teu nicho, pois vai ter uma abordagem mais próxima do teu público e exigir menos alterações;
  • Certifica-te de que o PLR é de qualidade;
  • Investiga se o fornecedor é confiável e se o pagamento é seguro (procura depoimentos na internet e sinais de segurança no site);
  • Lê os termos de licença dos direitos de propriedade intelectual do fornecedor, para que saibas exatamente o que podes ou não pode fazer com o PLR.

Depois de escolheres e adquirires o PLR, é hora de adaptares o material!

Podes aproveitar o conteúdo como um todo, fazendo apenas algumas modificações, ou podes até revendê-lo tal como está.

Muitas pessoas revendem os materiais PLR exatamente da mesma forma que os compraram, contudo, essa é uma opção que não aconselho.

Ao invés disso, podes aproveitar apenas alguns elementos do PLR, como a estrutura, o layout ou o próprio conteúdo e criar um infoproduto mais diferenciado e menos genérico, que entrega valor especificamente para o teu público.

Em qualquer das opções, é fundamental que revejas o conteúdo para verificar se não existem sinais de plágio, erros ortográficos ou assuntos inadequados, bem como se realmente se encaixa no teu nicho de mercado.

Além disso, é importante não descurar a identidade visual. Mesmo que utilizes o layout oferecido pelo PLR, adapta-o com as cores, tipos de letra e o logo da tua marca.

Depois, define um preço adequado que te possibilite obter rentabilidade, mas também uma comissão atraente que motive os afiliados a quererem promover os teus produtos.

Por fim, não te esqueças da divulgação!

Se queres potencializar as vendas do teu infoproduto, publica-o em fóruns e redes de afiliados para atrair interessados na sua divulgação.

Numa visão mais macro da coisa, se tens o desejo de entrar nesta área do marketing de afiliados a sério, tens mesmo de ter o teu próprio site e todas as suas páginas otimizadas para SEO, para que as pessoas encontrem os teus infoprodutos de forma orgânica, ou seja, sem qualquer investimento monetário da tua parte.

Conclusão
Sem dúvida que o PLR Marketing consegue oferecer excelentes vantagens para quem deseja começar no marketing digital, particularmente no mercado de afiliados, e faturar de maneira rápida.

Mas o PLR no marketing digital também é uma estratégia para quem já tem experiência no mercado e deseja monetizar seu conhecimento.

Em qualquer dos casos, é preciso escolher bem o infoproduto em que desejamos investir, garantido que tem uma alta procura do mercado e que pode fazer realmente a diferença na vida das pessoas!

Além disso, há que ter atenção à qualidade do PLR e a questões cruciais como a duplicidade de conteúdos. O melhor mesmo é personalizar o produto ao máximo!

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