Não, o SEO Não Morreu!
O “SEO Morreu” ou o “SEO está morto” são duas das expressões que mais li desde que me iniciei no Search e, entretanto, já lá vão aproximadamente 10 anos!
A realidade é que de lá para cá existiram, de facto, várias alterações na forma como os motores de busca trabalham a informação, a indexam e a classificam. Estando cada vez mais próximos de alcançar o objectivo de apresentar o melhor conteúdo possível aos visitantes que o procuram. A principal missão dos motores de busca e que deveria ser também a dos profissionais da área.
Regra geral, os artigos que anunciam a morte do SEO são redigidos, maioritariamente, por, pseudo, SEOs que deixaram de ver resultados com as suas estratégias de sempre, mas também por, produtores de conteúdo, Web Designers, “Gurus” do Social Media ou Consultores de Google AdWords.
Como os motivos dos restantes intervenientes são auto explicativos neste artigo foco-me somente nos profissionais do Organic Search.
O SEO não é uma receita ou fórmula mágica
Tal como tudo na Web, o SEO, é mutável e tem de ser pensado a longo-prazo só dessa forma se conseguem resultados duradouros. Se os resultados variam a cada update é porque algo de errado está a acontecer com a estratégia implementada ou os métodos de manipulação dos rankings que outrora funcionaram, esses sim, “morreram”.
Orgulho-me, cada vez mais, de estar bem classificado nos motores de busca sem oscilações e imune às atualizações do algoritmo do Google ou restantes players da área do Search.
Ainda assim todo este alarido em torno do SEO faz-me lembrar uma estória, antiga mas muito conhecida na área do Coaching, a das duas moscas, que resume o que está a acontecer a muitos, pseudo, SEOs:
“Contam que certa vez duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até à borda do copo. Mas como a superfície era muito lisa e ela tinha as asas bastante molhadas, não conseguiu sair do copo.
Acreditando que não havia outra solução, a mosca desanimou, parou de nadar e de se debater e afundou-se.
A outra mosca, apesar de não ser tão forte como a primeira, era persistente.
Continuou debatendo-se, debatendo-se e debatendo-se por tanto tempo, que aos poucos, com toda aquela agitação, parte do leite ao seu redor se transformou em um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca tenaz conseguiu a esforço subir e dali alçar voo para um lugar seguro.
Tempos depois, essa mesma mosca, por descuido ou acidente, caiu, novamente, noutro copo.
Como já havia aprendido com a experiência anterior, começou a debater-se, na esperança de que, no devido tempo, se salvaria.
Outra mosca, que passava por ali e vendo a aflição da companheira, pousou na beira do copo e gritou:
– Está uma palhinha ali! Nada até lá e sobe por ela!
A mosca persistente não lhe deu ouvidos, preferindo acreditar no que tinha aprendido na sua experiência anterior de sucesso.
Continuou a debater-se e a debater-se até que, exausta, afundou no copo cheio de água e morreu.”
A realidade é que muitos dos que dizem que o SEO Morreu acomodaram-se… ou hipotecaram as suas estratégias ao utilizarem estratégias de manipulação que tendiam a não funcionar no longo prazo! Outros estão assustados com a queda do reach do Search de cerca de 70% para 50% uma fatia de mercado ocupada, agora, pelo Social Media ao invês de se tornarem profissionais mais completos.
Fecho o artigo com um infográfico que pode, ajudar a, explicar esta “morte do SEO”:
Qual a vossa opinião sobre este tema?
Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.
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