O que é Instagram SEO e como aumentar a visibilidade online com esta estratégia?

Queres aumentar o teu alcance e visibilidade online?

O Instagram SEO é uma das melhores estratégias para o fazeres neste momento.

Muitos utilizadores utilizam a secção “Explorar” para fazer pesquisas de produtos e serviços ou utilizam recursos como a pesquisa por hashtags, ou pela localização, para encontrar novas contas para seguirem!

Sendo assim, pergunto-te: tens utilizado todas as possibilidades que o Instagram oferece para expandir o alcance do teu negócio e ser encontrado através de técnicas de SEO no Instagram?

Além de poderes aumentar o teu alcance organicamente no Instagram, agora também poderás expôr a tua conta e publicações no Google! Sabias?

A Google vai dar destaque a publicações e contas das redes sociais, inclusive do Instagram, no seu motor de pesquisa.

Portanto, caso tenhas as tuas publicações e a tua conta de Instagram trabalhadas para SEO, há uma grande probabilidade de o Google as exibir nos primeiros lugares das suas páginas de resultados!

Já não precisas de esperar que o algoritmo do Instagram seja “simpático” para ti para alcançares mais pessoas interessadas no teu negócio.

As tuas publicações no Instagram (ou o teu perfil) vão aparecer no Google tal e qual como aparecem páginas web de sites ou artigos de blog.

Podes assumir o controlo agora mesmo e ser encontrado por potenciais clientes que estão à procura daquilo que ofereces.

instagram seo

O Instagram SEO é um tema bastante recente e ainda há poucas pessoas a praticá-lo, o que é uma grande vantagem para ti.

Uma vez que a concorrência é escassa, é mais fácil obter destaque no Google com esta estratégia.

Portanto, o meu conselho é que aproveites AGORA MESMO para começar a trabalhar Instagram SEO, antes que se comece a vulgarizar e a área se torne mais competitiva.

Neste artigo vou dar-te toda a informação de que necessitas para começar.

Vamos falar sobre:

1. O que é Instagram SEO?
2. Benefícios do Instagram SEO
3. Como funciona o SEO do Instagram?
4. Ranking do SEO do Instagram
5. Como usar o recurso de pesquisa do Instagram?
6. Técnicas de SEO para Instagram
7. Conclusão

O que é Instagram SEO?

SEO significa “Search Engine Optimization”, o que em português corresponde a Otimização para Motores de Pesquisa.
O SEO tem como objetivo otimizar as páginas web para os motores de pesquisa, de modo a que estas surjam bem posicionadas aquando das pesquisas dos utilizadores.

Após a recente atualização da Google que afirma dar destaque a certas publicações ou perfis de Instagram, surge, então, o Instagram SEO.

O Instagram SEO tem como objetivo otimizar uma conta e respetivas publicações de Instagram para que o Google lhes dê destaque e, consequentemente, as pessoas possam facilmente encontrá-las.

Em que consiste esta otimização?

Tal como acontece no SEO, esta otimização pressupõe a utilização de palavras-chave e recursos relevantes.

Adiante, falaremos melhor sobre o que podes fazer para aumentar o alcance das tuas publicações com Instagram SEO!

Por agora, fica com os maiores benefícios do Instagram SEO.

Quais os benefícios do Instagram SEO?

Qualquer pessoa pode beneficiar do Instagram SEO.

No entanto, esta estratégia é extremamente vantajosa especialmente para quem utiliza o Instagram e o Google para divulgar o seu negócio, com o objetivo de aumentar a sua visibilidade e vendas.

Portanto, se és proprietário de um negócio ou trabalhas para uma empresa que necessita de impactar mais pessoas online, vais AMAR esta estratégia.

Então, quais são os benefícios do SEO do Instagram?

São 4 os benefícios principais:

1. Contas pequenas conseguem obter mais exposição

Não tens muitos seguidores, gostos ou comentários? Sem problema!

Com o Instagram SEO, as tuas publicações poderão ser vistas por imensas pessoas interessadas no que tens para oferecer, independentemente do número de seguidores que possuis no Instagram.

O algoritmo do Google trabalha ao máximo para oferecer aos utilizadores a informação mais relevante para eles, tendo em conta aquilo que pesquisaram.

Desta forma, ao apostarem no Instagram SEO, podes ter a certeza de que o Google vai mostrar as tuas publicações do Instagram às pessoas certas. E sem teres de pagar nada por isso!

2. Maior controlo

O Instagram SEO livra-te da típica dependência do algoritmo do Instagram, que muitas vezes não permite que alcancemos nem metade dos nossos seguidores na rede social.

Ao apostares nesta estratégia de Marketing Digital, não dependes do algoritmo do Instagram para mostrar as publicações ao teu público-alvo.

As pessoas interessadas no teu negócio e/ou conteúdo podem encontrar as tuas publicações com mais facilidade, seja no Instagram, seja no Google.

Isto leva-nos ao benefício #3.

3. As tuas publicações podem ser encontradas com mais facilidade no Instagram

Como?

Graças ao novo recurso de pesquisa do Instagram.

As pessoas podem pesquisar o que quiserem na barra de pesquisa do Instagram e, se fizeres um bom trabalho de Instagram SEO, conseguirão encontrar as tuas publicações facilmente na rede social.

instagram seo 2

4. Apareces no Google com menos esforço

O teu perfil e posts do Instagram podem aparecer na página de resultados de pesquisa do Google, juntamente com
páginas de websites, artigos de blog, vídeos do YouTube e posts do Pinterest.

Digamos que alguém quer comprar “pulseiras de homem em Portugal”.

Se vendes esse produto e fizeste um bom trabalho de Instagram SEO, a tua conta de Instagram (ou uma das tuas publicações) tem uma grande probabilidade de aparecer nos resultados de pesquisa do Google para essa pessoa.

Agora, a grande questão é:

Como posso começar a fazer Instagram SEO e alcançar mais pessoas?

Felizmente, é muito fácil!

Vou explicar-te tudo, de seguida.

Como funciona o SEO do Instagram?

O algoritmo do Instagram recolhe todos os tipos de dados a respeito da navegação dos utilizadores, armazenando informações sobre os seus comportamentos, interesses e preferências para sugerir novas contas e novos posts.

Mas a plataforma também recolhe informações a respeito das publicações em si, de modo a perceber de que trata o conteúdo das mesmas.

Já deves ter notado que, ultimamente, a plataforma começou a sugerir tanto contas que não segues (mas gostaste de algum reels ou hashtag das mesmas), quanto posts de outros perfis, relacionados com perfis que segues e com os quais interages.

Vê aqui dois exemplos:

sugestoes-instagram-seorecomendados-instagram

De acordo com o Instagram, essas sugestões são baseadas em publicações de contas que seguimos e em publicações semelhantes às que fazemos gosto ou salvamos.

Agora que entendes a lógica, não é tão surpreendente assim que existam tácticas para orientar o algoritmo a sugerir o teu conteúdo, aumentando a tua capacidade de ser descoberto por mais pessoas! Falaremos delas adiante.

Antes disso, vamos falar sobre os fatores-chave do ranking de SEO do Instagram.

Ranking do Instagram SEO

Antes de partir para as dicas de SEO para Instagram, é essencial saber quais são os fatores-chave para o ranking da plataforma.

As informações que o algoritmo leva em consideração para classificar as publicações nos resultados de pesquisa, de acordo com o próprio Instagram, são:

1. Relevância – o fator mais importante! Quando fazemos uma pesquisa clicando na lupa, o algoritmo tentará mostrar-nos sugestões correspondentes aos termos que utilizámos para fazer a pesquisa, separando os resultados por secções: principais, contas, áudio, etiquetas (#) e locais.

2. Atividade do utilizador – com base nas atividades anteriores de cada utilizador, o Instagram dará prioridade aos conteúdos que ele provavelmente apreciará.

3. Informações sobre os resultados da pesquisa – a popularidade dos conteúdos, ou seja, número de gostos, comentários, partilhas e os seguidores de uma conta influenciam a classificação do mesmo nos resultados de pesquisa.

Quando se trata de estratégia de SEO para Instagram, o movimento mais assertivo é ajudar o algoritmo a identificar o nosso conteúdo da maneira correta para que possa incluir o máximo possível de posts nossos nos resultados de pesquisa da plataforma.

O SEO no Instagram está ligado à capacidade de personalizar e focar o conteúdo para o nosso público-alvo, ou seja, para as pessoas interessadas nele, que provavelmente tentarão pesquisar os temas de que tratamos, os produtos e serviços que vendemos ou a área de negócio em que atuamos.

Agora, finalmente, falemos sobre as técnicas de SEO para Instagram.

Técnicas de SEO para Instagram

Aqui, vou apresentar-te 5 técnicas simples e fáceis de executar!

1. Legenda

Adiciona palavras-chave às legendas dos teus posts!

Mas, Marco, que palavras-chave?

Pensa naquilo que as pessoas escreveriam na barra de pesquisa para encontrar o teu perfil (ou o teu produto/serviço).

Por exemplo, se tens uma marca de bijuteria e vendes colares em aço inoxidável, então “colares” e “aço inoxidável” são palavras-chave que deves conter nos teus posts.

Observa o exemplo abaixo. Eu escrevi “consultoria” na barra de pesquisa e apareceu uma publicação minha na qual utilizei a palavra-chave “consultoria” na legenda (coloquei no texto e também como hashtag #consultoria).

pagina-explorar-instagram-seo

2. Hashtags (#)

Atenção à sobrecarga de palavras-chave nas legendas das publicações.

Se escreveres demasiadas vezes uma mesma palavra-chave, o texto deixa de parecer natural.

É aí que as hashtags podem ajudar.

Há 2 ótimas razões para utilizar hashtags:

1. Servem de palavras-chave para SEO

2. Permitem que as pessoas encontrem as tuas publicações na página de pesquisa de hashtags, aumentando o teu alcance.

Agora… Quais as melhores hashtags para usar?

– Hashtags que descrevam o teu produto ou serviço.
– Hashtags que o teu público-alvo siga.
– Hashtags da tua área de negócio*.

*Por exemplo, se vendes roupa, podes utilizar a hashtag #fashion, para que as pessoas que seguem essa hashtag encontrem o teu perfil.

No meu caso, como falo de marketing digital, utilizo quase sempre a hashtag #marketingdigital, aliada a outras mais específicas, dependendo do tema da publicação.

Se estiver a falar de redes sociais, coloco #redessociais, se estiver a falar de Google Ads, coloco #googleads, e por aí adiante…

Vê abaixo outro exemplo. Eu pesquisei “fashion” na barra de pesquisa e apareceu-me, entre vários outros, este post, que não usou a palavra-chave “fashion” na legenda, mas usou como hashtag (#).

instagram-seo

3. Localização

Isto é especialmente importante se tens um negócio local e queres que as pessoas da região vejam as tuas publicações.

Adiciona a localização às tuas publicações (existe mesmo a opção de “adicionar localização” quando estás a publicar o teu post).

Além disso, utiliza hashtags de localização, como #lisboa, #porto, #aveiro, #algarve, #coimbra, etc.

No meu caso, o negócio não é local, no entanto, deixo-te abaixo um exemplo de uma publicação com a tag de localização:
instagram-seo-local

4. Alt Text

O Alt Text é um elemento que muitas vezes não tem a atenção devida.

Se tens um site, provavelmente já conheces a importância do Alt Text.

Alt Text significa “Texto Alternativo”. É um texto que deve descrever o que está nas imagens e conter as palavras-chave para as quais nos queremos posicionar nos motores de pesquisa.

Adiciona o Alt Text quando estás a fazer a publicação, assim:

alt-text-seo-para-instagram

Podes também fazer isto a posts já publicados. Como? Vê abaixo!

instagram-texto-alternativo

O que devo escrever no Alt Text?

Simples: aquilo que está na fotografia, imagem ou vídeo.

Tenta descrever ao máximo a imagem, incluindo os seus elementos, cores, tamanhos, materiais, localização, etc.

Por exemplo, se vais publicar uma fotografia de uns brincos dourados com pérolas brancas, escreve mesmo no alt text as palavras-chave “brincos dourados com pérolas brancas”.

Isso vai ajudar o algoritmo do Instagram a compreender o que está no teu post e recomendá-lo às pessoas que estão interessadas nele.

Com a recente atualização do Google, esta técnica de Instagram SEO vai também ajudar o algoritmo do motor de pesquisa a perceber o que está nas imagens dos teus posts e colocá-las nos resultados de pesquisa das pessoas interessadas, no Google Images.

Além disso, o Alt Text é crucial para as pessoas com deficiência visual conseguirem perceber o que está nas imagens. De outra forma, não conseguem perceber, o que significa que ficam logo excluídas do teu leque de potenciais clientes.

Como vês, tanto no SEO como no Instagram SEO, o Alt Text é essencial.

5. Bio

Por último, otimiza a tua bio do Instagram!

Deves otimizar essencialmente 2 coisas:

O username (nome de utilizador)
O nome do perfil

instagram-seo

Estes dois elementos também contam como palavras-chave ou keywords para o Instagram e para o Google.

Se usares as palavras-chave certas no teu username e no nome do teu perfil, a tua página tem maior probabilidade de aparecer nos resultados de pesquisa do Google.

Imaginemos que eu tenho uma loja de bijuteria em Lisboa.

Eis alguns exemplos de palavras-chave que seriam importantes conter:

Bijuteria
Jóias
Lisboa
Portugal
Ouro ou Prata (se venderes jóias de ouro ou de prata)
Handmade (se as tuas peças forem feitas à mão)
Sustentáveis (se vendes peças sustentáveis)

O meu conselho é que faças uma lista de palavras-chave relacionadas com o teu negócio.
De seguida, escolhe a que melhor descreva o teu negócio, ou as 2 mais importantes, e inclui-as no teu username e nome do perfil.

Conclusão

Como vês, otimizar o teu Instagram para SEO é bastante simples e pode fazer a diferença no teu alcance.

Com estas dicas simples, podes aumentar bastante a tua probabilidade de ser encontrado por mais pessoas no Instagram e até no Google!

Vais colocar em prática estas estratégias para Instagram SEO? Espero que sim!

Até à próxima,

Marco Gouveia

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