Imprensa

Alguns dos artigos de opinião que já sairam destacados nos meios de comunicação social assim como entrevistas e artigos ou reportagens sobre mim ou relacionados com o trabalho que tenho vindo a desenvolver nas áreas do Marketing Digital e Turismo!
marketeer
MARKETEER
O email marketing morreu? 10 factos que ditam o contrário
“O Email Marketing morreu”, dizem eles… Contudo, o Email Marketing continua a ser uma das estratégias mais eficazes de Marketing Digital e as estatísticas comprovam-no. O primeiro email entre dois computadores separados fisicamente foi uma palavra cortada a meio. Nos 50 anos seguintes, muito mudou, mas o que é certo é que a ferramenta se desenvolveu e, apesar do que muitos dizem, o seu potencial não diminuiu. Descobre aqui a minha opinião sobre o E-mail Marketing
marketeer
MARKETEER
Marco Gouveia lança Escola Marketing Digital
É no final do ano que se preparam as resoluções para o próximo. Assim, é hora de aproveitar a sede de mudança e a onda de motivação características desta altura do ano para conseguir arranjar emprego, trocar para um melhor, mudar de área profissional, subir na empresa onde está ou simplesmente ser melhor profissional. É nesse sentido que surge a Escola Marketing Digital. Lançada em agosto de 2021, esteve em soft opening e está agora pronta para se dar a conhecer e ajudar ainda mais pessoas através do Digital... Descobre tudo sobre a Escola Marketing Digital by Marco Gouveia aqui.
Apagão Redes Sociais, dependência redes no negócio, sites são a solução - PODCAST MARCO GOUVEIA Ep1
PODCAST MARCO GOUVEIA Ep1
Apagão Redes Sociais, dependência redes no negócio, sites são a solução?
Faz-te ao Marketing antes que o Marketing se faça a ti! Este é o podcast que tanto pediram! Aqui falamos sobre Marketing Digital de A a Z e esta é a conversa que pode e deve ser ouvida em qualquer lugar. De duas em duas semanas, na companhia da Sofia Felgueiras, discutimos as várias temáticas desta área. Ajuda-nos a escolher o próximo tema e junta-te a nós!
marketeer
Marketeer
Tourism Innovation Competition
Dia 18 de Setembro, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, abre as portas para acolher a conferência “Tourism Innovation Competition”, cujo objectivo é debater a influência que o digital pode ou não ter no turismo. Para isso, são oradores convidados Nils Fonstad, perito do MIT em liderança digital, Marco Gouveia, SEO & Online Marketing manager do Grupo Pestana, e Cesar Christoforidis, vice-presidente da Socialbakers para a América Latina & Europa do Sul. Pedro Oliveira, director académico do The Lisbon MBA será moderador da discussão “Turismo 2.0: O papel do digital no desenvolvimento turístico e como a indústria se deve adaptar a essa mudança”.
publituris
Publituris
Revolução digital colocou empresas turísticas no mapa
Marco Gouveia, SEO & Online Marketing Manager do Grupo Pestana e das Pousadas de Portugal, que vai estar numa mesa redonda com o tem “Turismo 2.0: O Papel do digital no desenvolvimento turístico e como a indústria se deve adaptar a essa mudança” no âmbito da “Tourism Innovation Competition”, que acontece esta sexta-feira, na Fundação Gulbenkian, explica a sua perspectiva sobre as estratégias digitais nas empresas turísticas.
O Ensino de Marketing Digital em Portugal - PODCAST MARCO GOUVEIA Ep 4
PODCAST MARCO GOUVEIA Ep 4
O Ensino de Marketing Digital em Portugal
Este é o podcast onde falamos sobre Marketing Digital de A a Z, com espaço para as tuas dúvidas e para teres uma aprendizagem progressiva em vários assuntos deste universo. A conversa que pode e deve ser ouvida em qualquer lugar!
Como é o ensino de Marketing Digital em Portugal? 🚀 Sem rodeios, nesta conversa com a Sofia Felgueiras, falamos sobre o ensino desta área, cada vez mais importante, em Portugal e sobre os seus profissionais.
👉🏻 Queres agarrar a oportunidade certa e mudar o teu futuro?
👉🏻 Gostavas de escalar o teu negócio a um nível realmente sério?
partteam oemkiosks
PARTTEAM & OEMKIOSKS
Entrevista a Marco Gouveia
O projecto, idealizado pela PARTTEAM & OEMKIOSKS, contempla a publicação de histórias de sucesso, por meio de pequenas entrevistas a influenciadores que queiram compartilhar detalhes sobre os seus projectos, opiniões, planos para o futuro, entre outros assuntos. Descobre em 11 perguntas e respostas a minha opinião sobre o Marketing Digital, empreendedorismo, como comecei e outros temas relevantes.
bit magazine
BIT Magazine
Search Engine Optimization: Prepare a sua marca para ser encontrada
Disrupção. É a palavra de “ordem”. O choque de gerações e a mudança constante de paradigmas colocam negócios de empresários experientes em causa, enquanto jovens recém licenciados criam negócios altamente lucrativos sem precisarem de um espaço físico. O comportamento do consumidor alterou-se drasticamente nos últimos anos e, por isso, já não compra da mesma maneira. Se já não compra da mesma maneira, devemos continuar a vender da mesma maneira?
briefing
Briefing
Publicidade: televisão e internet partilham o pódio
Nas minhas palestras de marketing digital costumo dizer com alguma frequência que, ao contrário do que se possa pensar, o maior concorrente da Google não é o Facebook, mas sim a televisão.
Onde Quando e Como eu Quiser
Onde Quando e Como eu Quiser!
O novo paradigma digital na sociedade e as mudanças que se avizinham com este novo mundo
Uma conversa sobre a importância do novo paradigma digital na sociedade e das mudanças que se avizinham com este novo mundo. Aborda temas como o passado e o futuro da internet, dos media, da educação, do jornalismo e da sociedade. Falamos de tecnologia e de pessoas. Os principais pilares da nossa sociedade encontram-se minados pelos paradigmas do passado. A transformação digital dá-se em quase todos os setores e traz consigo a dicotomia literacia/iliteracia digital, criando um desequilibro interpessoal e intersocial.... Vê o vídeo para não perderes nada!
PODCAST MARCO GOUVEIA Faz te ao Marketing antes que o Marketing se faca a ti Ep 3
PODCAST MARCO GOUVEIA Ep3
Previsões e tendências de Marketing Digital para 2022!
Este é o podcast onde falamos sobre Marketing Digital de A a Z, com espaço para as tuas dúvidas e para teres uma aprendizagem progressiva em vários assuntos deste universo. A conversa que pode e deve ser ouvida em qualquer lugar!
Vem aí o primeiro episódio do ano, com tudo aquilo que queres saber: as previsões e tendências de Marketing Digital para 2022! Vamos correr ponto a ponto aquilo que mais importa e ainda levas uma surpresa se quiseres 👀
👉🏻 Sabes para onde apontar a tua estratégia este ano?
👉🏻 Estás a par dos novos desafios com que vamos lidar?
Bitalk Negocios a portuguesa
Bitalk – Negócios à Portuguesa
SEO, Google, O que é que é realmente importante no Digital?
O nosso convidado dispensa apresentações para toda a gente que esteja no mundo do marketing digital! É um entusiasta do Search que tem como objetivo primordial juntar quem procura a quem quer ser encontrado!
Haverá algo mais importante do que juntar pessoas que queiram comprar e pessoas que queiram vender? É aproveitar o melhor desta aldeia global e digital em que vivemos.
Nesta parte vamos debater muita coisa sobre Search Engine Optimization (SEO), Google (o futuro da Google e tudo o que gira à volta de um motor de busca que revoluciona completamente toda a Internet!), orgânico vs. pago, tudo o que possam imaginar! Mas mais do que imaginar, interessa ver e aprender mais com o incrível Marco Gouveia.
expresso
Expresso
O marketing da Google numa sala perto de si
De acordo com o formador, Marco Gouveia, compreender “as ferramentas e oportunidades, como podem exportar com facilidade num mundo digital global e o pouco dinheiro que é preciso investir [em ações de marketing]” poderá alargar os horizontes dos participantes. “A maior parte das pessoas não tem noção disto”, explica. Segundo dados da Comissão Europeia, estima-se que em 2020 haja quase 800 mil empregos por preencher por falta de competências digitais no Velho Continente; em Portugal o esperado são 15 mil vagas.
observador
Observador
O que significa um novo confinamento para os negócios que ainda não estão no digital?
Muitos negócios começaram a sentir as dificuldades desde março de 2020. Se já nesses tempos era gritante a necessidade de transição digital, o novo confinamento vem transformá-la numa inevitabilidade.
Perante o primeiro confinamento e as dificuldades que se fizeram sentir, vários foram os esforços de adaptação ao digital. Até mesmo quem tem uma atividade puramente digital teve de se adaptar à nova realidade. Lê a minha opinião no Observador aqui
marketeer
MARKETEER
O novo marketing e o fim do “don’t take it personally”
Corremos. Instalou-se, confortavelmente, a cultura do “ao segundo”. Embora a maior acessibilidade da informação, trazida pelo digital, nos tenha tornado mais exigentes e atentos, esta tornou-nos igualmente impacientes. Procuramos a rapidez, evitando, a todo o custo, a perda de tempo consciente. Lê a entrevista completa da MARKETEER com Marco Gouveia aqui.
magg
MAGG
Marco Gouveia venceu o Prémio Digitalks 2020
O especialista em Marketing Digital que conta com mais de 16 anos de experiência na área foi o eleito a maior referência no setor a nível nacional entre os cinco finalistas contra os quais concorria.
Depois de um ano em que se reinventou devido à pandemia e em que criou várias edições de cursos de Marketing Digital Online, Marco Gouveia foi eleito como um dos finalistas do Prémio Digitalks 2020. O consultor e Formador de Marketing Digital e Google Regional Trainer consagrou-se o grande vencedor do prémio, que elege a maior referência no mercado digital a nível nacional. Não percas o artigo completo!
PODCAST MARCO GOUVEIA - Faz-te ao Marketing antes que o Marketing se faça a ti! Ep 2
PODCAST MARCO GOUVEIA Ep2
O meu percurso profissional
Este é o podcast onde falamos sobre Marketing Digital de A a Z. A conversa que pode e deve ser ouvida em qualquer lugar. De duas em duas semanas, na companhia da Sofia Felgueiras, discutimos as várias temáticas desta área.
Neste episódio, vamos fazer uma viagem pelo meu percurso: desde a fase em que andei mais perdido até encontrar aquilo de que tanto gosto hoje e os maiores desafios com que lido no dia a dia! Identificas-te com este sentimento? Espero que a minha experiência te ajude enquanto exemplo! Ajuda-nos a escolher o próximo tema e junta-te a nós!
marketeer
MARKETEER – Edição Impressa
Black Out - Tens o plano B se as redes sociais falharem?
No passado dia 4 de Outubro, um “apagão” deixou as redes sociais Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp inactivas durante mais de seis horas. Se, para os consumidores, o inconveniente não passou disso mesmo, para os anunciantes e agências fez soar os alarmes, ou não mexesse com campanhas em curso e até com vendas. Alguns estarão mesmo a repensar estratégias. Estima-se que a economia mundial tenha perdido mais de 950 milhões de dólares na sequência dos problemas técnicos ocorridos. Agora, imagine-se que esta situação demorava não um dia, mas vários meses, ou que era irreversível. Como sobreviveriam os negócios que subsistem única e exclusivamente da sua presença nas redes sociais? E a sua marca, já tem um plano B para as redes sociais?
Texto de Daniel Almeida, Maria João Lima, M.ª João Vieira Pinto e Marco Gouveia
Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Novembro de 2021 da revista Marketeer
marketeer
MARKETEER
10 Tendências no Marketing para 2022
Se fizéssemos um resumo de todas as conversas, eventos e palestras do ano que tocaram em temas como marcas, empresas, marketing e afins (a Web Summit inclusive), certamente “sustentabilidade”, “propósito” e “dados” seriam algumas das palavras que mais se destacariam, não diferindo muito dos tópicos de discussão sobre os quais as marcas se têm debruçado e posicionado.
Falemos de algumas tendências de marketing para 2022, que, apesar de não serem totalmente novas, parecem surgir agora com uma roupagem mais autêntica, clamando para serem levadas a sério.
1 – Sector em alta: a pandemia acabou por não ser um grande obstáculo para o marketing e publicidade... Vê aqui as 10 Tendências no Marketing para 2022 by Marco Gouveia
marco gouveia tvi cnn
TVI | CNN
Discord e perigos da web I REPORTAGEM TVI I Marco Gouveia I Jornal das 8
No seguimento das notícias recentes, estive no Jornal das 8, da TVI, a falar sobre a plataforma Discord, o forte sentido de comunidade da mesma e os usos que lhe são dados. Conhecias a plataforma? És utilizador da mesma? Recupera a reportagem aqui!
PODCAST MARCO GOUVEIA - Tesla, conteúdo viral e redes sociais ep5
PODCAST MARCO GOUVEIA Ep 5
TESLA I CONTEÚDO VIRAL E REDES SOCIAIS
Este é o podcast onde falamos sobre Marketing Digital de A a Z, com espaço para as tuas dúvidas e para teres uma aprendizagem progressiva em vários assuntos deste universo. A conversa que pode e deve ser ouvida em qualquer lugar!
Se me acompanhas no Instagram sabes o que me aconteceu recentemente! Se não acompanhas, não tem problema, porque vais descobrir neste episódio do podcast! Vamos pegar na minha recente grande aventura, relembrá-la passo a passo e esplicar o efeito que a mesma teve nas Redes Sociais! Curioso? Se queres criar conteúdo viral e ser verdadeiro é uma questão fundamental para ti, este episódio é, sem dúvida, obrigatório! entra nesta conversa, regista e aponta!
marketeer
Marketeer
7 Erros de Marketing Digital a Evitar em 2022
Ano novo, novos objectivos e planos, certo? Mas permanecerá tudo igual se continuar a cometer os mesmos erros do passado. Para que não o faça, partilho os erros de Marketing Digital que vejo com frequência serem cometidos.
1. Não medir resultados: Quando se trata do desempenho de uma estratégia de marketing digital, confie nos números... Descobre aqui os 7 Erros de Marketing Digital a Evitar em 2022