Google Analytics: O que é e porque é tão importante?
De certeza que já ouviste falar do Google Analytics, mas sabes por que razão deves tê-lo configurado no teu website? 🤔
Se estás farto de ouvir falar sobre o Analytics e ainda não entendeste bem em que consiste nem descobriste as inúmeras funcionalidades que possui, este é o artigo certo para leres! 😉
Apesar de hoje em dia ser quase regra ter o Google Analytics instalado, ainda muitas empresas deixam o potencial desta ferramenta um pouco por explorar.
Por isso, vou explicar-te tudo o que sei acerca do grande aliado de todos aqueles que necessitam estar a par de TUDO num website! 😀
Neste artigo, vais ler:
- O que é o Google Analytics?
- Para que serve?
- Por que razão devo instalar o Google Analytics?
- Como funciona?
- De que forma devo incluí-lo nos negócios?
- Como criar uma conta?
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics é uma ferramenta de Web Analytics que analisa e monitoriza websites, lojas virtuais, blogs e aplicações.
É um serviço gratuito oferecido pela Google, líder mundial em análises web. 😀
Para que serve?
Nesta era de informação ínfima, estamos rodeados de dados provenientes de inúmeras fontes e acabamos por nos sentir um pouco perdidos, não concordam?
Afinal, de que forma podemos transformar esses dados em informação relevante para aumentar o desempenho dos nossos websites? 😟
É importante deixar claro que este sistema da Google não trata apenas dados…
Com a ferramenta instalada e configurada corretamente, consegues:
- Entender padrões e tendências do tráfego do website
- Aceder ao perfil de quem visita o teu website
- Saber quais as páginas web mais visitadas
- Verificar a quantidade de conversões
- Ver que palavras-chave atraem potenciais clientes e os levam à conversão
- Perceber que tipos de clientes e segmentos são mais lucrativos
- Ter uma maior noção sobre quais as iniciativas de marketing digital mais eficazes
- Saber a partir de que dispositivo as pessoas mais pesquisam pelo teu website
- Ter acesso à sua localização geográfica
- E muito mais!
Como vês, o Analytics pode ser o teu grande aliado de negócio! 😉
O que pode o Google Analytics fazer por nós?
- Fornecer métricas sobre os nossos visitantes e potenciais clientes;
- Dar-nos ferramentas para segmentar e analisar dados mais facilmente e de forma mais rápida;
- Ajudar-nos a fazer as perguntas certas.
Agora… O que NÃO pode o Analytics fazer por nós?
- Relatórios sobre nomes de pessoas, endereços IP, etc.;
- Fornecer qualquer informação pessoal sobre os nossos visitantes;
- Encontrar todas as respostas por nós.
Atenção que o Google Analytics NÃO É uma bola de cristal! Apesar de estar lá perto… 😜
Por que razão devo instalar o Google Analytics?
Preparem-se, porque isto é o que todos nós queremos ouvir:
Deves instalar o Analytics porque ele é imprescindível para conseguires uma gestão mais eficaz, aumentando, em simultâneo, as receitas do teu website!
Irá ajudar-te a gerir campanhas online de forma mais eficiente.
De certeza que fazes mil e uma perguntas diariamente a ti próprio sobre o teu negócio online, e muitas delas podem ser facilmente respondidas abrindo o Google Analytics!
Acompanhar o comportamento da nossa audiência é fulcral a diversos níveis, mas deixo-te aqui algumas das razões principais:
Entender o melhor horário para as publicações
Através do Google Analytics consegues perceber os dias do mês, da semana e até mesmo as horas exatas em que as pessoas mais visitam e interagem com o teu website.
Com esses dados, além de poderes programar ações, ficas também a saber o que não fazer nos momentos de pico, como uma atualização de site que atingirá boa parte dos utilizadores.
Descobrir causas para o abandono do teu website
Se não estás a conseguir conversões, está, muito provavelmente algo errado, não concordas?
Analisando a taxa de rejeição com os dados do Google Analytics consegues entender mais facilmente onde está o problema.
Saber quais os dispositivos mais usados pelos utilizadores
Analisando o tráfego do teu website através do Analytics, consegues saber qual dispositivo tem sido mais usado pelos utilizadores para visitarem e navegarem no mesmo.
Estou sempre a bater na mesma tecla: otimização para mobile é imprescindível!
Esta questão pode inclusive prejudicar o posicionamento das tuas páginas nos resultados de pesquisa do Google.
Se os utilizadores chegam ao teu website maioritariamente por mobile, então é imperativo que invistas JÁ na otimização para mobile. Caso contrário, podes colocar essa tarefa mais para o fim da lista, mas não a podes, de todo, esquecer!
Ainda não estás convencido?…
Então continua a ler, porque há muitas outras vantagens!
Outras vantagens
- facilidade de configuração
- versão gratuita bastante completa
- Personalização: é possível personalizar o Google Analytics para nos fornecer informação verdadeiramente valiosa e única para cada um de nós;
- “Loja de paragem única“: permite-nos integrar, de forma fácil, dados de outras ferramentas Google, como o Search Console ou Google Ads;
- Sem contratos ou Taxas Anuais: é uma ferramenta de Web Analytics de classe empresarial e gratuito!
- Não estás a “voar às cegas”: sem web analytics, é impossível otimizar o desempenho das iniciativas de marketing e vendas.
Se já estás convencido e gostavas de aprender a monitorizar tudo o que acontece no teu website, usando essa informação para aumentar o número de visitas e conversões, tenho boas notícias para ti!
Nos dias 11, 18, 19, 25 e 26 de abril vou estar a dar um Curso Online de Google Analytics! Podes consultar mais informações sobre o Curso Online de Analytics aqui.
Como funciona o Analytics?
Este sistema vai mostrar-te todas as informações que precisas, e da forma que quiseres.
Podes ver tabelas, gráficos e muito mais!
As 4 partes principais do processo de análise a um website realizado pelo Analytics são:
A Recolha de Dados é feita por meio de:
- Websites (através de um código JavaScript);
- Aplicativos (através de um pacote SDK);
- Dados de quiosques ou de sistemas de ponto de venda conectados à Web (através do Protocolo de Avaliação);
- No caso dos Websites também existe a possibilidade de importação de dados através de API.
NOTA: O Google Analytics não permite a recolha de dados pessoais, como números de cartões de crédito, endereços de e-mails ou semelhantes.
⚠️ LIMITES DO GOOGLE ANALYTICS ⚠️
- Limite de 10 milhões de “hits” por propriedade/mês. Acima desse número não existe garantia de que os dados sejam processados;
- Latência do Processamento de Dados: 24 a 48 horas.
NOTA: Hits são interações dos utilizadores com o website, como uma visualização de uma página, eventos ou uma transação!
Configuração e Processamento
O Google Analytics processa os dados, aplicando configurações da conta, como filtros e informações de contas conectadas, como por exemplo Google AdWords, Adsense e Webmaster Tools.
Relatórios
Depois do processamento, o utilizador poderá aceder aos dados através dos relatórios da versão web ou através do uso da API do Analytics para extrair dados para outras ferramentas de reporting.
Como incluir o Google Analytics nos negócios?
O Google Analytics pode ser incluído nos negócios ao nível da auditoria e estratégia.
Estes são os passos que eu costumo seguir:
- Antes de implementar, descubro quais devem ser os objetivos;
- Implementação e personalização: Procuro soluções analíticas projetadas para monitorizar os objetivos;
- Análise e informações: Analiso os dados continuamente para gerar informação atrativa que melhore o desempenho;
- Repetir e alterar: Os objetivos e prioridades vão mudando ao longo do tempo, pelo que temos de estar sempre atentos!
Antes da configuração propriamente dita, há que realizar um PLANEAMENTO rigoroso.
Plano de avaliação
- Definir os objetivos do negócio (e-commerce, geração de leads, geração de conteúdo, branding, entre outros);
- Identificar as principais métricas (Indicadores Chaves de Desempenho – KPI’s);
- Determinar como os dados deverão ser segmentados.
Plano de implementação
- Definir os códigos a serem adicionados ao website;
- Configurar filtros para a segmentação dos dados.
Plano de validação
- Refinar o plano de acordo com as alterações nos objetivos de negócio ou mudanças técnicas.
Como criar uma conta no Google Analytics?
Para configurares o Google Analytics precisas, em primeiro lugar, de uma conta Google. Aconselho que utilizes uma conta Google à qual somente tu tenhas acesso e seja de uso profissional.
Basta ir à página inicial do Google Analytics e criar uma conta.
Depois, o próprio sistema indicar-te-à os próximos passos. Após clicares em “Inscrever-se” e preencheres os dados pedidos, receberás um código de acompanhamento.
Esse código deve ser inserido em todas as páginas do teu website. Geralmente, em páginas html o código é adicionado antes da tag </head>.
Cuidado, pois o local de inserção do código pode variar! Se o teu website foi feito em WordPress, por exemplo, podes procurar uma opção para colocares o código no header, ou até mesmo instalar um plugin para facilitar o processo.
Muito bem!
Agora só tens de esperar 24h para que os teus dados comecem a ser recolhidos e monitorizados! 🙌
Caso pretendas que outras pessoas utilizem o Analytics para o mesmo website, não há problema nenhum, podes conceder esse acesso no próprio sistema!
Por último, deixo-te aqui a informação sobre os meus Cursos Online a decorrer:
- 11, 18, 19, 25 e 26 de Abril
Podes consultar mais informações sobre o curso de Google Analytics aqui.
- 30 de Março e, 1, 3, 6 e 8 de Abril
- 27, 30 de Abril e 4, 6 e 8 de Maio
Podes consultar mais informações sobre o curso de SEO Online aqui.
- 29 de Abril, 1, 7, 11 e 13 de Maio
Podes consultar mais informações sobre o curso de Google Ads Online aqui.
Temos também vários Workshops online que podem ser do teu interesse:
Google Tag Manager e Data Studio – 13 a 16 de abril (duração de 8h) – com Manuel Azevedo
Marketing Automation e E-mail Marketing – 14 a 23 de abril (duração de 8h) – com Rui Patarrana
WordPress SEO – 18, 19 e 25 de abril (duração de 8h) – com Marco Gouveia.
Instagram e Facebook Ads – 13 a 22 de abril (duração de 12h) – com Sara Lopes
Google Shopping – 18, 19 e 25 de abril (duração de 8h) – com Miguel Pereira
Estratégia e-Commerce – 17, 20, 22 e 24 de abril – com Miguel Pereira
E ainda há mais!!!
A equipa Marco Gouveia preparou também para ti um conjunto de Webinares (LIVE) totalmente GRATUITOS que decorrerão no Facebook e Instagram! Fica atento! 😉
Google Tag Manager e Data Studio – 4 de abril às 18h30 – com Manuel Azevedo
WordPress SEO – 7 de abril às 18h30 – com Marco Gouveia
Instagram & Facebook Ads – 9 de abril às 18h30 – com Sara Borges Lopes
Ecommerce & Google Shopping – 11 de abril às 18h30 – com Miguel Pereira
Também te podes inscrever no ciclo de webinares de marketing digital aqui.
Aproveita para colocar todas as tuas questões numa conversa informal, descontraída e recheada de conhecimento! 😊
Qualquer dúvida, não hesites em escrever nos comentários abaixo! 👇👇
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