Email Marketing Grátis: o que é possível fazer sem investir dinheiro?

Hoje em dia, como todos sabemos, são as redes sociais que ocupam o centro do palco do Marketing Digital. Contudo, o E-mail Marketing continua a ser uma das estratégias mais eficazes para adquirir e reter clientes, e para alavancar as conversões em vendas! 

Com o desenvolvimento da automatização de marketing, o e-mail marketing tornou-se uma das melhores formas de fazer chegar as mensagens certas às pessoas certas, no tempo certo.

Numa altura em que as redes sociais limitam o alcance das publicações orgânicas, o e-mail surge como uma forma eficaz de evitar o ruído e chegar mais diretamente ao público-alvo. E o melhor disto é que é possível fazer e-mail marketing de forma grátis. 

Neste artigo, vou falar um pouco acerca desta estratégia de marketing digital e apresentar-te várias ferramentas de e-mail marketing grátis!

Vamos ver, juntos:

  1. O que é o E-mail Marketing?
  2. Métricas essenciais de E-mail Marketing
  3. Ferramentas de E-mail Marketing gratuitas

 

O que é o E-mail Marketing?

O E-mail Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que consiste no envio de e-mails para um determinado público, de forma mais ou menos consistente.

Este “público” pode ser proveniente de uma base de contactos de clientes ou mesmo das leads geradas por meio de outras estratégias.

O contacto entre uma empresa e os seus consumidores ou leads, via e-mail, pode ser feito a partir de uma segmentação de contactos.

As ferramentas de automatização de e-mail marketing podem ser excelentes aliadas neste processo, pois permitem uma personalização rápida e eficaz das mensagens.

O melhor disto? É que muitas destas ferramentas de e-mail marketing são grátis, ou têm planos gratuitos!

Descobre mais sobre esta estratégia no meu artigo O que é o E-mail Marketing?

Se já estás a par do conceito de E-mail Marketing, podemos, então, seguir para outra parte importantíssima deste artigo: afinal, quais são as métricas essenciais para medir o sucesso das tuas campanhas de E-mail Marketing?

 

Métricas Essenciais de E-mail Marketing

As ferramentas de automatização de e-mail marketing, na sua maioria, contam com diversos tipos de relatórios que possibilitam acompanhar o andamento das campanhas.

Fornecem muitos dados importantes para otimizares cada ação da tua estratégia e conseguires obter melhores resultados. De seguida, mostro-te as principais métricas de e-mail marketing e de que forma podem guiar a tua campanha:

 

  • Taxa de Entrega

Corresponde à percentagem de e-mails enviados que chegaram efetivamente à caixa de entrada dos destinatários.

 

  • Taxa de Abertura

Refere-se à percentagem de e-mails abertos em relação aos e-mails entregues.

O facto de uma lead abrir o e-mail enviado mostra que o assunto foi atraente e também que o horário de envio foi ideal. 

Caso a taxa seja baixa ou esteja a decair, aconselho-te a fazeres testes A/B alternando o assunto, a hora de disparo, o copy, e outras coisas que consideres relevantes.

👉 Lê o meu artigo aqui no blog com 6 Dicas para Aumentar a Taxa de Abertura dos E-mails!

 

  • Taxa de Rejeição

Também conhecida como bounce rate, é a percentagem de e-mails da tua campanha que não foram entregues. Os e-mails podem ser devolvidos por diversos motivos e são categorizados como soft ou hard bounces.

Os soft bounces acontecem devido a problemas temporários, como falta de espaço na caixa de entrada dos destinatários. Já os hard bounces ocorrem quando envias um e-mail para um endereço inválido ou inexistente.  

Se esta taxa for alta, geralmente, significa que a lista está desatualizada. Mas o que é considerado uma taxa de rejeição “normal”?

Mesmo que as taxas de rejeição de e-mail variem de setor para setor, uma taxa de rejeição total de aproximadamente 2% é considerada a média para os padrões do marketing digital. 

Qualquer número acima de 2% numa campanha de e-mail marketing é digna da tua atenção. Se tens taxas de rejeição acima de 10%, podes ter um problema sobre o qual certamente te deves debruçar e tentar resolver.

 

  • Taxa de Cliques

A famosa CTR (click through rate) é a relação entre a quantidade de cliques obtidos nos links e a quantidade de destinatários que receberam aquele e-mail.

É das métricas mais importantes numa campanha de e-mail, permitindo analisar a performance da campanha pelo nível de envolvimento entre os destinatários e o conteúdo produzido. Por exemplo, se enviaste 500 e-mails e recebeste 50 cliques, a tua taxa de cliques é de 10%.

 

  • Taxa de Conversão

Representa o número de contactos que receberam o email e concluíram a ação pretendida. 

Quando o número é baixo, é necessário apostar na otimização do e-mail e das landing pages para as quais os utilizadores foram direcionados.

 

  • Unsubscribers

Corresponde ao número de pessoas que decidiram sair da tua lista de e-mail e deixar de receber as tuas comunicações por essa via.

 

  • Taxa de Crescimento da Base de Dados

Representa a percentagem de novos e-mails em relação ao total da lista, menos as assinaturas canceladas e e-mails inativos.

 

Para conseguires ter uma noção realista do (in)sucesso da campanha, deves olhar para várias métricas e não para apenas uma ou duas. 

Não adianta muito teres uma taxa de cliques alta se, depois, isso não é espelhado na taxa de conversão, por exemplo. Não é verdade?

 

Finalmente, vamos ao que te fez carregar neste artigo: como podes fazer e-mail marketing de forma grátis? 

Abaixo, apresento-te as melhores ferramentas de e-mail marketing grátis!

 

Ferramentas de E-mail Marketing Gratuitas

Existe uma infinidade de ferramentas de e-mail marketing grátis para te ajudarem a executar as tuas campanhas.

Obviamente, nem todas oferecem os mesmos recursos. 

Se estás prestes a começar a tua primeira campanha de e-mail marketing, é provável que estejas mais interessado em saber quantos e-mails podes enviar, os recursos oferecidos por cada ferramenta e se, depois, podes fazer um upgrade do plano à medida que os resultados vêm e a empresa cresce.

Acredito, também, que queiras uma ferramenta de e-mail marketing grátis, que seja fácil de usar e não exija habilidades técnicas avançadas.

Posto isto, quais serão as melhores ferramentas e-mail marketing grátis?

Listei-as abaixo!

 

A HubSpot oferece uma ferramenta de e-mail marketing grátis, confiável e cheia de recursos, feita especialmente para negócios em crescimento.

Permite criar e-mails profissionais para impressionares o teu público, utilizando um sistema de edição intuitiva, de arrastar e soltar. 

Assim, não precisas de depender de designers. Podes facilmente criar e-mails incríveis que o teu público vai certamente adorar. A ferramenta de e-mail marketing grátis da HubSpot ajuda-te a ter bons resultados sem grande esforço!

É gratuita até 2.000 e-mails por mês.

 

O SendPulse tem mais de 130 modelos de e-mail à tua disposição, mas podes também criar o teu próprio modelo de forma bastante intuitiva (basta arrastar e soltar os elementos).

Dentro do plano gratuito, tens acesso à equipa de suporte do SendPulse, incluindo atendimento via chat ao vivo!

Em termos de funcionalidade, o SendPulse tem o recurso “Reenviar”, que permite reenviar e-mails não abertos com frases de assunto diferentes. Esta é uma ótima funcionalidade para implementares testes A/B!

Uma coisa interessante do SendPulse é que permite adicionar, por exemplo, um pacote de SMS ao teu pacote de serviços de e-mail marketing (por um valor acrescido), integrando os dois pacotes. 

O SendPulse oferece 15.000 e-mails gratuitos por mês para até 500 assinantes..

 

Uma das ferramentas de e-mail marketing grátis mais populares. 

Dá-te acesso a recursos como segmentação de listas, testes A/B, perfis de contacto e muito mais. Contudo, é importante referir que, com o plano gratuito, aparecerá sempre a marca do MailChimp no rodapé dos teus e-mails.

Se tens um e-commerce, ficarás feliz por saber que o MailChimp possibilita a integração com plataformas como WooCommerce. A integração com o WordPress é também uma realidade.

O MailChimp oferece relatórios, mas os detalhes podem não ser tão robustos quanto se deseja para implementar melhorias.

O plano MailChimp Free Forever permite até 12.000 e-mails por mês para um limite de 2.000 contactos. O nível seguinte de upgrade custa US $10 por mês por e-mails ilimitados para um máximo de 50.000 contactos.

 

O Zoho Campaigns é uma boa opção para pequenas e médias empresas!

Com o plano gratuito, tens acesso a recursos como testes A/B, relatórios e modelos. 

Ressalvo que a versão gratuita oferece diversos recursos, porém, a maioria deles tem limitações. Além disso, pode ser um pouco desafiante começar a usar o Zoho Campaigns porque exige algumas personalizações antes de disparar os e-mails.

Esta ferramenta de e-mail marketing grátis oferece 12.000 e-mails por mês para até 2.000 contactos.

 

O Moodsend é ideal para pessoas que procuram dar o primeiro passo em e-mail marketing. 

O plano gratuito está repleto de recursos e funcionalidades. Oferece recursos como editor com a função de arrastar e soltar, super fácil de usar, gatilhos de automação de e-mail marketing, análises em tempo real e segmentação de lista. 

Tenho ouvido dizer que é uma plataforma com ótimos índices de suporte e satisfação. 

O plano gratuito permite enviar e-mails ilimitados, mas não inclui funcionalidades como integração com landing pages e equipa de suporte. O upgrade custa US $8 por mês.

 

Se o teu negócio depende massivamente de e-mails transacionais, como ajuda para palavras-passe esquecidas ou recibos de faturação, o SendInBlue pode ser a escolha ideal.

Embora o serviço tenha tido, inicialmente, problemas nas taxas de entrega, o SendInBlue já os corrigiu e aperfeiçoou o serviço.

Com o plano gratuito, tens acesso a uma imensa biblioteca de modelos, opções de personalização, testes A/B, gestão de contactos e relatórios em tempo real.

Assim como as demais ferramentas citadas, o software é fácil de usar, embora a interface principal possa parecer, dada a imensa diversidade de opções disponíveis, um pouco confusa.

O plano gratuito do SendInBlue oferece até 300 e-mails por dia (que dá aproximadamente 9.000 e-mails/mês) para contactos ilimitados. As soluções de upgrade começam nos 19€/mês e não têm quota diária de envio.

 

O plano gratuito do Mailjet oferece APIs, webhooks, um editor de e-mail moderno e estatísticas avançadas. Contudo, não permite o acesso a recursos como testes A/B ou automatização. 

A interface do Mailjet também é simples de usar. Como recebes acesso completo à API como parte do plano gratuito, o Mailjet é adequado para negócios que requerem ajustes técnicos.

O plano gratuito do Mailjet oferece até 200 e-mails por dia (aproximadamente 6.000 e-mails por mês) para contactos ilimitados. Podes fazer um upgrade a partir de US$ 9,65 mensais para 30.000 e-mails, sem limite de envio diário.

 

A ferramenta de e-mail marketing grátis da Benchmark foi projetada para atender às necessidades de grandes empresas e está bem equipada com recursos premium

Na versão gratuita, podes usar o editor com a função de arrastar e soltar, escolher entre diversos modelos pré-feitos, usar formulários de registo, criar campanhas de marketing gota a gota e usar o recurso de higiene de listas. 

No entanto, não permite fazer testes A/B ou automatização. Também não é possível adicionar contactos por importação de lista no plano gratuito. Só podes entrar em contacto por e-mail se preencheres os formulários de assinatura da Benchmark.

O plano gratuito permite enviar 250 e-mails por mês e oferece relatórios e suporte básicos. O plano de upgrade seguinte custa a partir de US $13,00 e permite enviar uma quantidade ilimitada de e-mails.

 

O MailerLite é uma boa solução para pequenos negócios que precisam de enviar e-mails de marketing em massa. 

Possui bons recursos de pré-visualização que permitem conferir os e-mails tanto em desktop como em dispositivos móveis antes de enviar. 

No entanto, as possibilidades de integração não são tão robustas como as de outras opções nesta lista.

O MailerLite oferece 12.000 e-mails por mês para até 1.000 subscritores. O upgrade custa US $10 e permite enviar e-mails ilimitados para a mesma quantidade de subscritores.

 

Agora que já tens uma boa noção das melhores ferramentas de e-mail marketing grátis, podes experimentar aquelas que te suscitaram mais interesse e optar pela mais apropriada para ti! 

Caso nenhuma destas ferramentas de e-mail marketing grátis servirem os teus propósitos, aconselho-te a investires na ferramenta incrível de e-mail marketing que utilizo: o E-Goi.

👉 Com o código de desconto MARCOGOUVEIA50, tens 50% de desconto em todos os planos do E-Goi! Aproveita já 😉

 

Espero que este artigo tenha sido útil para ti!

 

Até à próxima,

Marco Gouveia

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