5 Técnicas Para Aumentar Conversões com Display

Como sabem, o Google AdWords permite correr campanhas em duas redes: Pesquisa e Display. Os anúncios da rede de Pesquisa impactam utilizadores que estão à procura de algo específico, enquanto os anúncios da rede de Display (considerada mais passiva) chegam a utilizadores que estão a percorrer websites da própria Google, como o YouTube, ou de parceiros.

Tendo em conta que a rede de Display impacta mais de 90% dos utilizadores da internet, existe a crença de que os anúncios de Display não têm uma performance tão boa e não impactam uma audiência tão específica como os anúncios de Pesquisa. De facto, muitos anunciantes acabam por recorrer a uma única técnica de segmentação por campanha de Display: palavras-chave, tópicos, interesses ou posicionamentos.

Google Display Network

Neste artigo, vou sugerir-vos combinações de técnicas de segmentação que vos ajudarão a impactar a audiência mais adequada às vossas campanhas de Display.

  1. Palavras-chave e Tópicos

A segmentação através de palavras-chave faz com que os vossos anúncios apareçam em websites cujo conteúdo inclui as palavras-chave previamente seleccionadas. Contudo, muitas vezes, os websites nos quais os anúncios aparecem não são relevantes para o vosso negócio. Neste sentido, recomendo que utilizem tópicos como segunda camada de segmentação. Desta forma, além de especificarem que palavras-chave o website deve conter, determinam também o tema a que o website deve estar associado.

Palavras-Chave & Tópicos

  1. Palavras-chave e Interesses

À semelhança do exemplo anterior, as palavras-chave mantêm-se como técnica de segmentação principal, sendo depois acrescentados interesses como camada secundária. Isto permite que os vossos anúncios apareçam em websites que contenham as palavras-chave elegidas, mas que impactem apenas utilizadores que tenham os interesses que vocês seleccionaram. Assim, enquanto que a opção anterior vos permite escolher certas características dos posicionamentos, esta técnica também já tem em consideração as características dos utilizadores.

  1. Posicionamentos e Interesses

Caso saibam que websites são visitados pela audiência que querem impactar, é possível seleccionar uma lista de website nos quais querem que os vossos anúncios apareçam (caso estes pertençam à rede de Display da Google). Sugiro que também seleccionem os interesses dos utilizadores aos quais os vossos anúncios chegarão, de forma a obter campanhas mais eficazes.

  1. Dados Demográficos

Os dados demográficos devem ser adicionados como segunda ou terceira camada de segmentação. Se o vosso produto/serviço for específico para determinada idade/género/estado civil, é possível excluir os restantes ou acrescentar ajustes de lance.

Google AdWords - Dados demográficos

  1. Exclusões e Categorias de Websites

Por último, aconselho-vos a excluir os websites e categorias de websites que não são relevantes para as vossas campanhas, algo que irá aumentar bastante a eficiência dos resultados obtidos.

Exclusões e Categorias de Websites

Espero que este artigo ajude a melhorar a performance das vossas campanhas. Alguém tem mais recomendações para aperfeiçoar a segmentação das campanhas na Rede de Display? Se precisarem de ajuda de um Consultor de Google AdWords com uma vasta experiência na área contactem-me!

Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

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