ChatGPT

O ChatGPT tem causado um enorme sobressalto nas equipas de marketing e todo o tipo de profissionais ligados às tecnologias da informação.

Apenas mais um programa de inteligência artificial (IA), pensam uns; uma autêntica revolução tecnológica, afirmam outros.

Há até quem receie que seja o fim da sua profissão.

Neste artigo, vais ficar a saber tudo sobre o ChatGPT.

  1. O que é o ChatGPT?
  2. Quais as funcionalidades do ChatGPT?
  3. O ChatGPT é gratuito?
  4. Quais as diferenças entre a versão gratuita e a versão paga do ChatGPT?
  5. Limitações do ChatGPT
  6. Conclusão

O que é o ChatGPT?

ChatGPT significa Chat Generative Pre-Trained Transformer.

É um software programado para gerar textos numa linguagem natural, de maneira semelhante a um humano.

Funciona como um bot de conversação ao qual é possível fazer perguntas e obter respostas que podem parecer surpreendentemente humanas em poucos segundos, com uma particularidade interessante:

Se quisermos que transmita uma sensação positiva, de alegria, entusiasmo ou, opostamente, de tristeza ou ansiedade, basta dar-lhe essa instrução.

Disponibilizado ao público a 30 de Novembro, tem sido considerado uma tecnologia disruptiva e já conta com mais de um milhão de utilizadores.

Como se pode ver, o interesse nesta ferramenta de inteligência artificial tem vindo a aumentar desde aí:

chatgpt google trends

O ChatGPT foi criado pela empresa de inteligência artificial OpenAI Inc e teve diversos nomes envolvidos, como Elon Musk, Sam Altman (actual CEO), Ilya Sutskever (Google), Reid Hoffman (co-fundador do Linkedin) e Peter Thiel (co-fundador do PayPal). Atualmente, um grande parceiro e investidor é a Microsoft.

O software traz-nos uma inteligência artificial capaz de responder a perguntas complexas dentro do contexto de uma conversa, tendo ganhado força entre o público precisamente pelas suas respostas detalhadas e semelhantes às dos humanos.

Foi “treinado” com uma camada adicional de Aprendizagem de Reforço com Feedback Humano (RLHF), que utiliza o feedback humano para o ajudar a desenvolver a habilidade de seguir orientações complexas que os humanos inserem, entender as suas nuances e o que esperam quando fazem as suas perguntas.

O The Times descreveu-o como “o primeiro chatbot verdadeiramente útil do mundo” e muitos afirmam que pode revolucionar a maneira como as pessoas usam os motores de pesquisa, não apenas fornecendo links para os utilizadores lerem, mas resolvendo problemas elaborados e respondendo a perguntas complexas.

Graças à sua interface intuitiva, qualquer pessoa pode usá-lo sem conhecimento prévio, experiência com SEO ou ferramentas de pesquisa de palavras-chave.

Vejamos, de seguida, as funcionalidades do chat gpt.

 

Quais as funcionalidades do ChatGPT?

O serviço possui várias funções diferentes, incluindo responder a perguntas, resolver equações matemáticas, escrever textos, corrigir códigos, traduzir entre idiomas, criar resumos, fazer recomendações, classificar coisas, etc.

Há até quem recorra ao ChatGPT para resolver questões conjugais, como se pode ver:

chatgpt exemplo resposta

O programa é capaz de ajudar a obter informações de forma rápida e eficiente, bem como automatizar algumas tarefas que normalmente são realizadas por humanos.

Pode ser útil em várias áreas, nomeadamente na escrita, correção de códigos de programação e até na tradução, uma vez que consegue dar respostas em várias línguas de uma só vez.

Podemos beneficiar do seu potencial na criação de conteúdo, por exemplo, tornando-a um processo mais rápido, fácil e eficiente.

De que forma? Vejamos.

O ChatGPT pode reduzir o tempo que gastamos a pesquisar sobre determinado assunto e fazer a compilação das informações mais importantes, bem como outras tarefas manuais de criação de conteúdo.

Tem a capacidade de resumir longos trechos de texto em pedaços mais curtos e fornece ainda insights poderosos para otimizar o conteúdo para os motores de pesquisa.

O seu recurso de pesquisa de palavras-chave permite que encontremos rapidamente palavras-chave populares relacionadas ao tópico em questão, para que possamos otimizar o texto para SEO.

Além disso, economiza tempo ao criar novas páginas web, gerando automaticamente títulos otimizados, meta descrições, tags, etc., com base em palavras-chave ou frases inseridas pelo utilizador.

Resumindo, com o Chat GPT torna-se mais fácil criar conteúdo relevante, envolvente e otimizado para os motores de pesquisa, diminuindo o tempo que “tradicionalmente” demoraríamos a fazê-lo.

Este novo software de IA também possui uma variedade de ferramentas analíticas que fornecem informações sobre o desempenho do conteúdo de um site e dos sites concorrentes em termos de:

  • Tráfego orgânico;
  • Tempo na página;
  • Taxa de rejeição;
  • Etc.

Deste modo, ajuda a comparar esses pontos com os da concorrência e, consequentemente, identificar pontos de melhoria nas páginas do teu website.

A análise de grandes volumes de dados não estruturados é outra das funcionalidades do ChatGPT, que consegue extrair insights importantes de vastas coleções de feedback do consumidor, publicações em redes sociais e muito mais, oferecendo às empresas dados úteis sobre as preferências dos seus clientes, que podem ser aproveitados para aprimorar produtos e serviços.

O programa é também passível de ser usado para automatizar o atendimento ao cliente, o que possibilita que os profissionais de marketing libertem tempo na sua agenda para se concentrarem em tarefas mais complexas.

Após veres o número de funcionalidades do chat gpt, é possível que te estejas a questionar sobre o valor que se tem de pagar para a utilizar.

Vamos esclarecer isso!

O ChatGPT é gratuito?

O Chat GPT é uma ferramenta aberta e gratuita, podendo ser usada de forma democrática por qualquer pessoa no mundo.

Porém, existe também uma versão paga, que promete algumas vantagens.

Então, afinal, quais as diferenças entre a versão gratuita e paga do Chat GPT?

Entre as vantagens apresentadas na versão “Plus” da ferramenta está a disponibilidade mesmo em momentos de alta procura, quando é praticamente impossível fazer login no chatbot mais utilizado do mundo.

De seguida vamos falar sobre as diferenças entre a versão gratuita e paga do openai chatbot.

Quais as diferenças entre a versão gratuita e a versão paga do ChatGPT?

Em Fevereiro de 2023, a OpenAI anunciou o ChatGPT Plus.

Este plano do chat gpt oferece uma série de benefícios aos subscritores, como:

  • Acesso prioritário ao chatbot AI (mesmo durante as horas de ponta);
  • Tempos de resposta mais rápidos;
  • A possibilidade de experimentar novas funcionalidades e melhorias em primeira mão.

Pode ser uma opção a ponderar para aqueles que querem uma experiência mais fiável e eficiente.

O ChatGPT Plus custa atualmente 20 dólares por mês e pode ser facilmente adquirido por meio de uma assinatura com cartão de crédito no site da ferramenta.

Vejamos mais em pormenor as principais vantagens de optar pela versão paga do ChatGPT.

1. Disponibilidade em momentos de “sobrelotação”

O ChatGPT é utilizado diariamente por milhares de pessoas no mundo, que sobrecarregam os servidores da empresa. Como consequência, a OpenAI limita o número de acessos para evitar o congestionamento da ferramenta e o baixo desempenho do software.

No entanto, este não será um problema para utilizadores da versão paga da ferramenta. Com o plano Plus é possível utilizar o ChatGPT mesmo em momentos de pico, sem ter de esperar por longos períodos de tempo ou lidar com as mensagens de erro no site.

Visto que a ferramenta pode ficar horas ou até dias “fora do ar” para muitos utilizadores, o plano Plus pode ser um recurso a ponderar.

2. Velocidade de resposta mais rápida

O ChatGPT cria conteúdos a uma velocidade bastante rápida. Contudo, conteúdos mais longos podem demorar alguns minutos para serem gerados.

Pensando nisso, com o plano Plus as respostas da ferramenta são ainda mais rápidas.

Como diz o ditado “tempo é dinheiro” e se é possível economizar tempo com a versão paga, pode ser uma boa opção.

3. Acesso prioritário a novos recursos e atualizações

O ChatGPT é uma ferramenta que ainda está em fase de desenvolvimento. Assim sendo, são adicionadas novas atualizações constantemente para melhorar as suas respostas e a experiência dos utilizadores.

Na versão paga do ChatGPT é possível ter acesso antecipado e prioritário às novas atualizações da ferramenta.

Limitações do ChatGPT

O programa tem, eventualmente, as suas limitações.

Sabemos que não faz pesquisas na internet nem cruzamento de dados externos e que todo o seu raciocínio é feito a partir das informações de texto que foram inseridas no mesmo – o próprio ChatGPT explica que é incapaz de criar novas coisas, apenas interpretar e esclarecer com base no que já sabe.

A sua base de conhecimento termina em 2021 e podemos observar o uso constante das mesmas frases, entre outros problemas ainda por resolver.

Obviamente, não podemos aceitar o que o programa nos diz como a verdade absoluta, devendo manter um olhar crítico sobre cada resposta que nos dá, até porque sabemos que os modelos de computação não entendem as palavras nem as frases como os humanos.

A nossa capacidade de processamento e noção cultural faz com que tenhamos a habilidade de olhar para os inputs como um todo, algo que estes sistemas ainda não têm capacidade de fazer.

Por mais “esperta” que seja a máquina, ainda não é humanamente inteligente – isso é certo.

De qualquer forma, é uma tecnologia que vale a pena testar, até porque quanto mais pessoas a usarem, mais informação ela absorverá, tornando-se cada vez mais inteligente.

Quanto à iminência de a IA poder vir a substituir por completo o trabalho humano, acho improvável.

Mesmo com o ChatGPT, para ele gerar respostas corretas, os inputs têm de ser precisos.

Ora, isto significa que designers, escritores, profissionais de SEO, entre outros, podem ficar descansados porque, à partida, os clientes não saberão dar à máquina esses inputs com a precisão necessária para ter um resultado satisfatório.

Já tu, que és profissional do meio, podes perfeitamente aprender a fazê-lo e tenho a certeza que terás toda a facilidade no processo.

Se tiveres interesse em explorar todo o potencial do ChatGPT, conhece este Curso de ChatGPT da Escola Marketing Digital

Em jeito de conclusão, o ChatGPT é uma ferramenta que qualquer pessoa que trabalha com meios digitais deve considerar explorar.

Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

Solicitar Orçamento

Procura um Consultor com vasta experiência na área do Marketing Digital, focado em alcançar objectivos e em aumentar o ROI dos seus Clientes? Não hesite:

Subscreva a newsletter!

No Comments

Comente

Mais artigos

Ver todos os artigos