O Tráfego de SEO é Pago?
Existe uma conceção errada de que o tráfego orgânico proveniente dos motores de pesquisa, amplamente reconhecido como tráfego de SEO, é gratuito.
É normal existir esta ideia porque se costuma fazer a comparação lógica com os anúncios de pesquisa, Google Ads, onde se paga sempre que se clica num anúncio, enquanto que, no tráfego proveniente de SEO, não existe investimento associado aos cliques que remetem para a página. Assim nasceu a conceção de que o tráfego SEO é gratuito.
Mas será que é mesmo assim? Será que é possível investir tempo sem envolver dinheiro e conseguir gerar tráfego de SEO?
A resposta é: Não!
Na realidade, podes criar um website, mas isso não significa que as páginas do website fiquem bem posicionadas.
Para conseguires tráfego de SEO de forma significativa, como será explicado neste artigo, vais precisar de ficar bem classificado e, para isso acontecer, será necessário, entre muitos outros pontos, uma página relevante e um domínio autoritário.
Podes estar, neste momento, a questionar-te:
Mas quão relevantes e quão autoritárias precisam as páginas de ser?
Bem, essa pergunta remete-me para o primeiro fator que poderá fazer com que o tráfego de SEO deixe de ser gratuito.
Quem são os teus concorrentes em SEO?
Nada como uma analogia para contextualizar: Se estiveres no meio da serra com uns amigos a fazer um acampamento e, de repente, aparecer um urso gigante, quão rápido precisas de correr? Sabes a resposta?
Se nunca te perguntaram isto, deves estar a pensar se um urso gigante corre rápido ou não.
Dou-te uma pequena pista: não interessa a velocidade do urso, só interessa saber quão rápido corre o teu amigo mais lento e se tu corres mais que ele ou não. Pode parecer um exemplo bruto, mas é uma boa analogia para perceber qual é o primeiro fator.
O primeiro fator que determina o investimento em SEO são os concorrentes! É com base neles que podes começar a contabilizar o tempo de que irás necessitar.
Assiste a este vídeo para perceber como identificar os teus concorrentes em SEO.
Quanto mais competitivo for o mercado onde a empresa se insere, maior será o investimento que terá de se fazer em SEO. Será necessário trabalhar mais para criar um site mais relevante (por exemplo, com melhor conteúdo) e construir um domain authority (por exemplo, criando mais links) que os teus concorrentes.
O primeiro passo é ver as páginas que estão melhor classificadas para as palavras-chave que pretendemos posicionar. Para o fazeres de forma fácil e rápida, podes utilizar o Ubersuggest para fazer a análise.
Ao abrir a página, é só fazeres copy/paste do domínio dos concorrentes e vais logo ficar a saber qual o Domain Authority deles e a quantidade de backlinks que têm. Quanto maiores forem os valores apresentados pela análise, mais trabalho será preciso para conseguir ultrapassá-los.
Fazes SEO para vários locais?
Com Local SEO, o número de locais a otimizar terá impacto direto no investimento que será necessário fazer – é praticamente uma relação direta.
No mínimo, cada localização adicional fará com que seja necessário criar citações adicionais.
Citações são menções do nome da empresa, da morada ou do contacto telefónico na página.
A melhor analogia para compreender as citações é olhar para elas como se fossem as tuas referências sempre que envias um currículo.
Os motores de pesquisa precisam de saber se os dados são precisos e atualizados, e fazem isso através das várias citações que aparecem nos diferentes sites ou portais.
Se todas as citações encontradas baterem certo, tens mais possibilidades de obter uma boa posição.
Além da parte de Local SEO, que vai exigir muito mais esforço, recorda-te também de que, se trabalhares com outros países, poderás ter de otimizar para diferentes motores de busca, como o Yandex, da Rússia, ou o Baidu, da China. Posicionar-se na lista de cada motor de pesquisa tem, obviamente, um custo maior do que fazê-lo num só.
Tens de posicionar múltiplos produtos e serviços no Google para conseguir tráfego de SEO?
Se a resposta é afirmativa, o primeiro ponto na ordem de trabalhos é saber quantos produtos/serviços vão ser promovidos através de SEO.
Aqui, fica mais uma proporção direta, pois quantos mais produtos quisermos promover, mais teremos de investir em SEO. Independentemente do número de produtos que queiras promover, o ideal será sempre criar uma página separada para cada um deles.
É bom lembrar que cada produto que queiras promover tem os seus próprios concorrentes, pelo que é sempre bom fazer uma primeira análise sobre o seu posicionamento e as keywords.
Quanto custam as ferramentas de SEO?
O Screaming Frog ajuda-te a:
- encontrar links que não estão a funcionar bem
- auditar redirecionamentos, a analisar os títulos das páginas e a meta data
- encontrar conteúdo duplicado
- extrair data com o xPath
- rever robots e diretivas
- a gerar mapas do site XML
- integrar com GA, GSC e PSI
- rastrear websites JavaScript
- rever a arquitetura do site
- programar auditorias
- comparar rastreamentos
Ficarás surpreendido por saber que podes ter acesso a tudo isto de graça! Contudo, para mais de 500 URLs e para aceder às opções avançadas, o preço mensal é de 39.90€.
Com o SEMRush, consegues analisar a tua competição, procurar palavras-chave, a fazer link building, a rankear os rastreamentos e a gerir o SEO on e off-page.
Também o SEMrush tem uma versão gratuita. Já o SEMrush Pro custa à volta de 85€ OU 71€ por mês, conforme o compromisso seja mensal ou anual, respetivamente.
O SEOPowersuite promete ajudar-te a melhorar as tuas posições, ultrapassando a tua concorrência, gerar mais tráfego e vendas e levar, de forma geral, o SEO ao próximo nível.
Para além da versão gratuita, existe uma versão Profissional, por 299€/ano.
O Ahrefs propõe-se a otimizar o teu website, a analisar a concorrência, a identificar aquilo que os teus clientes procuram e que conteúdo está a gerar mais interesse na tua indústria, bem como a rastrear o teu progresso em termos de posicionamento.
A Ahrefs não oferece nada a ninguém, mas, em contrapartida, não há limites temporais. O preço mínimo ronda os 84€, indo o pacote mais caro aos 851€.
A Ubersuggest permite-te rastrear e melhorar a posição das tuas páginas no Google, dar-te updates diários do seu desempenho, bem como alertas de coisas que estão a correr menos bem com o teu website.
Monitoriza o estado de saúde do teu SEO, fazendo auditorias, ajuda-te a procurar palavras-chave, fazer análises competitivas e ainda te fornece informação sobre backlinks.
Tudo isto por 29€/mês para pessoas individuais ou com negócios pequenos ou por 49€/mês, se a dimensão da tua empresa o justificar.
Existe uma versão gratuita mas tem várias limitações.
Existe uma fórmula mágica em SEO?
A realidade é que não existe nenhuma fórmula mágica nem uma solução única no que a SEO diz respeito.
Falemos então de investimento puro. Em negócios e mercados muito competitivos, apenas com uma localização, que queiram posicionar só um produto ou serviço, o investimento será entre os 500€ e os 1000€ por mês.
Em mercados ainda mais competitivos, em que o objetivo seja promover mais do que um produto/serviço, o investimento saltará rapidamente para os 2000€/mês.
Claro que falamos apenas de investimentos de forma geral. Tal como não existe uma fórmula mágica, também o nível de investimento depende muito de situação para situação.
Como podes ver, o SEO está longe, como muitas vezes se ouve dizer, de ser gratuito. Não deixes, contudo, que isso te desmotive a investir em SEO! Será, garantidamente, o investimento com retorno mais assegurado que farás.
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