Como Alavancar um Negócio com o Instagram Business?
Hoje em dia, não teres a tua marca nas redes sociais é quase a mesma coisa que abrires um negócio e não dizeres a ninguém.
Nesse sentido, é importante perceber qual ou quais as redes sociais em que faz mais sentido apostar, tendo em conta a identidade e o target da tua marca.
O Instagram tem chamado cada vez mais a atenção das marcas, uma vez que lhes permite aumentar significativamente a brand-loyalty, o engagement com o seu público-alvo e o número de vendas.
Contudo, atingir o público certo, promover o engagement e melhorar a captura de leads pela plataforma não é uma tarefa fácil.
Portanto, se desejas destacar-te nesta rede social, continua a ler! Neste artigo, vou ajudar-te a utilizar o Instagram Business de modo a melhorares o engagement com os teus seguidores e melhorares os resultados do teu negócio!
Aqui, vou falar-te sobre:
- O que é o Instagram Business?
- Por que razão a minha marca deve estar no Instagram?
- Vantagens do Instagram Business
- Como impulsionar um negócio através do Instagram Business?
O que é o Instagram Business?
O Instagram para Empresas (ou Instagram for Business) é o modelo da plataforma Instagram voltado para os negócios.
Há algumas funções extra relativamente ao Instagram a que estamos habituados, como, por exemplo, o acesso a dados relativos à performance do perfil comercial e a possibilidade de criar anúncios no Feed dos utilizadores.
Perfis empresariais no Instagram também possuem algumas outras vantagens, como a inserção de um nicho de mercado específico e o endereço de lojas.
A maioria dos profissionais afirma que o maior benefício do Instagram Business é, realmente, o acesso à ferramenta analítica da plataforma.
Através dela, o administrador consegue visualizar diversos dados sobre a performance do perfil e o comportamento dos seus seguidores.
Devido ao seu caráter informativo e às novas oportunidades que permite identificar, o Instagram Business ou Instagram para Empresas é também conhecida como Instagram Insights ou Instagram Analytics.
Por fim, uma conta business permite também que anunciemos na plataforma, criando anúncios para os mais diversos objetivos de marketing.
Por que razão a minha marca deve estar no Instagram?
Sabias que?…
- De acordo com dados do Oberlo, são, pelo menos, mil milhões de utilizadores ativos no Instagram, e mais de 500 visitam a plataforma todos os dias?
- Segundo a mesma fonte, o Instagram é a rede social com maior engagement?
A maioria dos utilizadores do Instagram tem menos de 35 anos, por isso, se o teu target está dentro desta faixa etária, esta plataforma pode ser uma ótima aposta!
De acordo com estudos da Forrester, o conteúdo publicado no Instagram tende a gerar 58 vezes mais engagement (por seguidor), quando comparado com o Facebook, por exemplo.
Com mais 100 milhões de downloads apenas no primeiro quarto de 2019 (Sensor Tower), a aplicação conta com uma base superior a mil milhões de utilizadores ativos mensalmente (Omnicore Agency, 2019).
Desses, 80% seguem marcas, de acordo com a própria plataforma. São mais de 25 milhões de perfis comerciais presentes no Instagram e 60% das pessoas afirma encontrar novos produtos na aplicação.
É difícil negar que esta é uma ferramenta essencial para negócios que querem destacar-se na internet, principalmente no setor B2C.
Vantagens do Instagram Business
O Instagram Business traz uma série de benefícios para as organizações que o utilizam, eu que o diga! Já consegui muitos clientes a partir desta plataforma, já para não falar de toda a brand awareness criada em volta da minha marca.
De seguida, mostro-te as principais vantagens do Instagram Business:
Rastreabilidade
Ao criar uma conta de negócios no Instagram, o administrador pode inserir botões no perfil, logo abaixo da biografia.
Estes são bastante úteis, pois é possível recebermos mensagens inbox ou por e-mail sempre que um utilizador clica no link da bio.
O Instagram permite, portanto, contabilizar todos os cliques que tivemos no link da bio, o que é muito bom para percebermos o desempenho da página e dos nossos conteúdos.
Isto permite iniciar conversações de forma rápida e direta com os nossos seguidores!
Adicionalmente, o perfil comercial permite também a inserção de um endereço. Ao clicar sobre ele, o utilizador consegue ver as informações de localização e pode até abrir diretamente nas aplicações de navegação, como o Google Maps ou o Waze.
Acesso a dados analíticos
O Instagram Business permite o acesso a uma base de dados recolhidos automaticamente.
Os dados são divididos em três categorias:
- Atividade: informações relacionadas com as interações com o perfil, como número de acessos, picos de atividade e cliques no site da biografia.
- Conteúdo: informações sobre publicações, Stories e anúncios criados com o Facebook Ads.
- Público: informações sobre os seguidores da página, como idade, género, localização e dados comportamentais.
Assim, o administrador consegue planear constantemente ajustes estratégicos para melhorar o seu desempenho!
Criação de anúncios
Lembra-te de que os perfis pessoais não têm a possibilidade de criar anúncios. Para tal, é imperativo migrar para o formato comercial.
Os Ads no Instagram oferecem várias opções de formato:
- Stories: anúncios em vídeo ou imagem que aparecem entre as visualizações das histórias.
- Foto: anúncios de imagem simples que aparecem no Feed.
- Vídeo: anúncios no formato audiovisual que aparecem no Feed.
- Carrossel: múltiplas imagens ou vídeos num único anúncio.
- Coleção: anúncios em formato de montagem que se expandem com o clique.
Os anúncios no Instagram Business permitem a segmentação por interesse, comportamento, dados demográficos e direcionamentos ainda mais específicos.
Além disso, os anúncios podem ser otimizados para diferentes objetivos de marketing dentro do funil de vendas, como alcance, cliques ou conversões.
Alcance
Sendo uma das redes sociais com maior adesão no mundo, é quase indispensável marcar presença no Instagram.
O Instagram Business representa uma oportunidade de partilhar o palco com grande parte do público mundial.
Com isso, cumprem-se as principais funções do marketing nas redes sociais: o engagement e a aproximação entre pessoas e marcas. 🙂
Interação constante
Atualmente, os smartphones são quase uma extensão do corpo humano. Transportamo-los connosco para todo o lado, como se fossem mesmo parte integrante de nós.
Isso permite que marcas e consumidores convivam durante grande parte do dia, e não somente quando ouvem rádio ou assistem à televisão, como acontecia anteriormente.
Os utilizadores, agora, passam a maior parte do dia conectados e vão interagindo com as marcas em intervalos constantes durante o dia, o que é bastante benéfico para as segundas, se souberem aproveitar as redes sociais e, neste caso, o Instagram Business!
Instagram Shopping
O Instagram Shopping é uma funcionalidade extremamente útil para negócios que lidam com o consumidor final.
Esta funcionalidade do Instagram permite que os utilizadores tenham acesso aos dados dos produtos (como nome da pela e preço) ao clicar sobre a imagem visualizada.
Este tipo de publicação integra tags que permitem ao utilizador observar a descrição e o preço dos itens antes de clicar e ser redirecionado para o site oficial da marca.
O Instagram Shopping é bastante vantajoso especialmente para quem pretende usar o Instagram para vendas diretas. É fácil, rápido e intuitivo para os utilizadores, o que, normalmente, resulta em muitas vendas!
Links nos Stories
Com uma conta de Instagram Business, consegues guiar o utilizador para fora do aplicação, direcionando-o para o teu site oficial, por exemplo.
Apesar de a aplicação ser bastante restritiva relativamente aos links de saída que permite, a funcionalidade Stories permite essa ação.
Nesse caso, o post é identificado por um alerta de “swipe up”, “arraste para ver”, “saiba mais”, “comprar agora” ou outra chamada para a ação da preferência do administrador.
Ainda assim, é de referir que esta opção só está disponível para contas com mais de 10 000 seguidores, entre outros fatores.
Portanto, há que ser proativo e trabalhar diariamente para alcançar essa meta! Com esforço, dedicação e planeamento, tudo se consegue. 💪
Marketing de Influência
A presença digital no Instagram também permite a aproximação com alguns influencers.
O Marketing de Influência é, hoje, uma das estratégias mais rentáveis para as marcas. Sabias, de acordo com um estudo do Collective Bias, 30% dos consumidores estão mais dispostos a comprar um produto quando recomendado por um influenciador que seja nativo digital? 😮
Segundo, ainda, uma pesquisa realizada pelo marketplace de influencers Tomoson, 51% dos profissionais de marketing que utilizam o Marketing de Influência afirmam que ele pode trazer clientes mais qualificados para se tornarem consumidores da sua marca.
Além disso, estes mostraram-se satisfeitos com o ROI do trabalho com influencers. O ROI é otimizado no Marketing de Influência, porque os gastos costumam ser mais baixos com influenciadores digitais do que com outros canais de publicidade digitais.
59% dos participantes desta pesquisa planeiam aumentar os seus orçamentos destinados a Marketing de Influência futuramente.
Se estiveres interessado nesta área, consulta a minha Agência de Marketing de Influência – Influenza.
Como impulsionar um negócio com o Instagram Business?
Depois de perceberes porque razão a tua marca deve estar no Instagram Business, é importante perceberes como usar esta plataforma de forma a obteres os resultados pretendidos, certo?
Vou ajudar-te nisso. Pronto?
Vamos lá! 😃
A primeira coisa a fazer é garantir que a tua conta de Instagram está em modo profissional/comercial e não pessoal, caso contrário, não vais poder ter acesso às estatísticas das tuas publicações e ao desempenho do perfil no geral.
Abaixo, deixo-te algumas dicas que podem ajudar a impulsionar o teu negócio através do Instagram Business:
Aumenta o engagement de forma natural
Antes de começares a apostar em todas as estratégias que fores vendo, de forma quase desesperada, é necessário perceberes como podes aumentar o engagement sem pareceres demasiado promocional.
Deves tentar perceber qual a personalidade da tua marca, produtos e serviços, e definir uma boa estratégia, de modo a que o teu perfil de Instagram transpareça essa personalidade.
No entanto, isto nem sempre é fácil de perceber, por isso, uma alternativa é identificares o teu target e perceberes que tipo de conteúdos publica, que tipo de conteúdos consome e que tipo de perfis segue. Estudar a concorrência pode ajudar!
Promove a cultura da empresa
Aproveita para promover a cultura da tua empresa, através de publicações sobre novas contratações, o perfil dos colaboradores, o ambiente que se vive dentro da organização, etc.
No caso de ser um ambiente mais descontraído, é interessante que isso transpareça. Tenta produzir conteúdo com experiências do dia-a-dia na empresa, basicamente, fotos e imagens mais informais, que de outra forma os utilizadores não conseguiriam ter acesso.
Deste modo, certamente, vais conseguir criar uma relação de proximidade com os teus seguidores!
Identidade de marca
Cria o teu próprio estilo!
Isto pode resumir-se a, por exemplo, um filtro ou um padrão no Feed; qualquer coisa que te ajude a criar uma identidade própria.
O importante é que os utilizadores olhem para a publicação e saibam, quase automaticamente, que ela pertence à tua marca (sem que isso seja completamente explícito).
Mais conteúdo real, menos anúncios
Podes mostrar os teus produtos ou serviços, mas nunca em forma de anúncio, dado que o objetivo não é ter um Feed de anúncios display, certo?
A ideia é conseguir mostrar os produtos de forma criativa, que chame a atenção e que leve os utilizadores a partilharem o conteúdo, para contribuírem para a brand awareness.
O Instagram Shopping pode levar os utilizadores a interagir mais com as publicações, pois, assim, consegue-se mostrar vários produtos numa só imagem sem parecer um anúncio. Caso o utilizador esteja interessado nos produtos, basta clicar na tag para saber mais sobre os mesmos ou até efetuar a compra!
Se conseguires que isto aconteça, vais conseguir aumentar significativamente o engagement com os teus seguidores.
Posta na hora ideal
É também importante perceber em que alturas do dia o teu target está mais presente no Instagram, para posteriormente publicares nessas alturas em que estes estão, efetivamente, atentos e é mais provável que reparem no teu conteúdo.
Não vale a pena publicar a qualquer hora se os teus seguidores não estão lá para ver e interagir.
Normalmente, as horas de melhor desempenho situam-se entre as 20h00 e as 22h00 (isto de acordo com a minha experiência e para o meu perfil em particular), mas isso depende de cada conta e de cada target!
Para saberes a que horas o teu público-alvo está online, faz o seguinte:
- No telemóvel, através da aplicação móvel – Acede às estatísticas da tua conta, vai a “Número total de seguidores” e vê as “Alturas de maior atividade”;
- No computador, através do Estúdio de Criação – Vai a Estatísticas > Público > Quando os teus seguidores estão no Instagram > Dia e Hora.
Feed apelativo
Além da tua conta transparecer um estilo próprio – a identidade da marca -, deves esforçar-te para que o teu Feed seja minimamente organizado e bastante apelativo! Para isso, faz um planeamento com os conteúdos que tens de produzir e respetivas datas.
Vai rodando entre os diversos tipo de conteúdo que fazem sentido para a tua marca, para que o Feed não seja demasiado repetitivo. Não publiques apenas selfies, paisagens ou conteúdo informativo, por exemplo.
Depois de pensares no conteúdo que deves produzir, é altura da pós-produção: aplica filtros semelhantes, recorre a formatos diversos mas que combinem entre si, escolhe uma paleta de cores constante, etc.!
Presença nos Stories
Mais de 400 milhões de pessoas usam o Instagram Stories todos os dias e cerca de 39% afirma que fica mais interessado num produto ou marca depois de os ver em Stories. Na verdade, um terço das Instagram Stories mais vistas são postadas por marcas.
Penso que isto é suficiente para te passar a ideia de que as Stories são, hoje, ainda mais poderosas do que o Feed, não?
Em janeiro de 2019, o Instagram relatou que mais de 500 milhões de pessoas usam as Stories diariamente, contra 400 em junho de 2018. Com um público tão amplo, torna-se interessante diversificar os recursos da rede social e fazer uso de todas as suas funcionalidades.
Instagram Ads
Se quiseres realmente ter anúncios no Instagram, isso é possível, à semelhança do Facebook. A única diferença é que, no Instagram, os utilizadores não consideram os anúncios tão intrusivos, o que significa que estão dispostos a prestar atenção e, posteriormente, a efetuar a compra.
Além disso, digo-te já que é possível medir o sucesso de uma campanha através de determinadas métricas disponibilizadas pela própria plataforma, o que facilita muito!
Em suma, uma boa estratégia de branding no Instagram pode criar uma relação de confiança duradoura entre a tua marca e os seus seguidores, uma vez que te permite mostrar criatividade e boas práticas da empresa diariamente.
De acordo com um relatório publicado pela plataforma de eCommerce Shopify, o Instagram supera tanto o Facebook como o Twitter em termos de preço médio por venda para um determinado serviço.
Assim, para além de ser uma excelente plataforma para criar awareness e aumentar o engagement com os seguidores, também te permite aumentar o número de vendas. 😉
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Espero que este artigo te seja útil!
Até à próxima,
Marco Gouveia
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